A rede Makro, maior atacadista do país, deu mais um passo em sua estratégia de expansão no interior paulista, com a inauguração, nos últimos dois meses, de duas lojas, uma em Franca e outra em Taubaté. Com isso a rede já soma um total de 23 lojas no Estado de São Paulo, sendo seis na capital, quatro na grande São Paulo, uma no litoral e 12 no interior.
Em agosto a rede também inaugura uma nova loja em Marília. "As novas lojas vão de encontro ao nosso objetivo de fortalecer e manter a nossa posição forte no Estado de São Paulo, que responde por algo em torno de 20% a 25% das vendas do grupo", disse o vice-presidente de operações e vendas da companhia, Martijn Winkel.
O total aplicado nas lojas de Taubaté e de Franca, de R$ 30 milhões, faz parte do investimento total de R$ 240 milhões previsto para a abertura de dez lojas, dez restaurantes e 14 postos de combustíveis neste ano. No Estado Rio de Janeiro, onde o Makro tem oito lojas, a última inauguração aconteceu no dia 30 de junho, em Volta Redonda, com investimentos de R$ 21 milhões.
A rede também tem como objetivo fortalecer a sua atuação em regiões nas quais ainda não tem operação, como Rio Branco, no Acre e Palmas, em Tocantins. Para o final deste mês, segundo Winkel, está prevista a inauguração de uma unidade em Vila Velha (ES) e em setembro deve acontecer a de Palmas. "O foco do nosso plano de expansão para são as regiões Norte, Nordeste e Sudeste, mas nos próximos anos queremos ter, pelo menos, um Makro em cada estado brasileiro". Para este ano, a meta é atingir um total de 23 estados.
Veículo: Valor Econômico