O processo de seleção, rigoroso e criterioso, apresenta uma elevada relação de candidatos por vaga.
De acordo com Esther Esteves, consultora do grupo de seleção Joinder & Job, com sede em Campinas, os programas oferecidos por diversas companhias representam a melhor oportunidade para a entrada no mercado de trabalho e para uma rápida ascenção profissional. O processo de seleção, rigoroso e criterioso, apresenta uma elevada relação de candidatos por vaga.
No Grupo Joinder & Job, há 21 anos no mercado, seus 150 clientes estão selecionando milhares de vagas para trainees. "As empresas buscam funcionários proativos, líderes e que tomem iniciativa. É importante ter uma boa formação universitária ou compensar com um bom curso de pós-graduação. Idioma e vivência no exterior são sempre bem vistos. No entanto, o atributo mais valorizado atualmente é a habilidade de relacionamento interpessoal", afirma Paulo Barros, consultor de carreira do Joinder & Job.
AmBev – Uma das empresas que oferecerão vagas para trainees no mês de julho é a AmBev. Neste ano, as inscrições estarão abertas a partir de 20 de julho e vão até 7 de setembro, pelo site www.traineeambev.com.br. Serão aceitos cadastros de participantes que estejam cursando o último ano de universidades, ou que já sejam formados há no máximo dois anos em cursos como Administração de Empresas, Direito e Engenharia.
A companhia não limitará o número de vagas. Contratará todos os candidatos que tenham perfil adequado. Serão várias as etapas dentro do processo de seleção: provas online, dinâmicas de grupo, entrevistas individuais etc. Os nomes dos selecionados serão divulgados em dezembro.
O trainee escolhido passará a integrar o quadro de funcionários da empresa no primeiro dia útil de 2010 e assumirá função específica após o treinamento de dez meses. O programa será realizado em três etapas. A primeira consistirá em uma vivência nas unidades fabris e comerciais da AmBev. Em seguida, o candidato passará por um treinamento corporativo estratégico sobre a empresa e, na terceira fase, será submetido a um treinamento dirigido para a área em que escolheu trabalhar. "Por meio desse programa, buscamos pessoas que tenham vontade de crescer, de fazer a diferença e que realmente tenham o perfil de nossa companhia. Com o programa de trainee, estamos formando nossos futuros líderes", diz Maria Isabel Albernaz, especialista de recrutamento e seleção da AmBev.
Paixão – Uma das trainees da AmBev desde janeiro deste ano que enfrentou todo o rigoroso processo de seleção é Clarissa Pantoja. Ao tomar conhecimento do programa, no ano passado, ela resolveu se inscrever e começou a pesquisar tudo sobre a empresa. Depois de três meses de atividades e entrevistas, ela foi uma das contempladas com a vaga. "Estava dentro do perfil que a companhia procurava. O espírito de liderança, a curiosidade e a paixão pelo que se faz me ajudaram." Clarissa recomenda que um candidato a uma vaga de trainee realmente goste daquele ramo de atuação. "Não adianta ser trainee apenas por ser", ressalta.
Entre as empresas que abriram ou abrirão inscrições em julho para programas de trainee estão a Volkswagen (19 vagas), Penalty (10 vagas), Grupo Abril, Danone e Citi Brasil.
Veículo: Diário do Comércio - SP