O grupo francês de supermercados Casino registrou uma queda de 1,9% em suas vendas totais no segundo trimestre, que ficou dentro das expectativas dos analistas, provocada pela redução dos preços do petróleo e pelas vendas menores em seus hipermercados franceses.
Mas a companhia informou que as vendas básicas, excluindo gasolina e os efeitos do calendário, cresceram 1,1%, com um aumento de 4,8% em seus negócios internacionais compensando uma queda de 1,1% no mercado doméstico, e as vendas dos supermercados e hipermercados caindo a um ritmo mais lento. No Brasil, o Casino é sócio do Grupo Pão de Açúcar desde 1999.
"As vendas nos hipermercados mostraram uma melhoria visível, com as vendas no critério mesmas lojas caindo 4,2%, excluindo as de gasolina - contra uma queda de 8,6% no primeiro trimestre. Essa melhora foi apoiada em iniciativas de marketing lançadas desde o fim de março", observou ontem o Casino em um comunicado.
O grupo supermercadista apresentou vendas consolidadas de € 6,82 bilhões no segundo trimestre, incluindo € 4,32 bilhões na França, em comparação à estimativa média de € 6,8 bilhões de três analistas consultados pela Reuters, que esperavam vendas de € 4,3 bilhões na França. No acumulado de janeiro a junho, o faturamento do grupo atingiu € 13,45 bilhões.
O também francês Carrefour, segundo maior grupo varejista do mundo, perdendo apenas para a rede Wal-Mart dos Estados Unidos, deverá apresentar uma queda de 1,9% nas vendas do segundo trimestre -- que a companhia deve anunciar hoje -, para € 23,28 bilhões.
Os grupos varejistas vêm tendo mais dificuldades este ano, por causa da recessão que está levando os consumidores a ficarem mais atentos aos seus orçamentos domésticos e a gastar menos com itens supérfluos. Isso está afetando particularmente os hipermercados.
A Casino disse que seus formatos de conveniência na França estão tendo desempenhos satisfatórios, com as vendas em alta, enquanto os clientes de suas lojas de descontos estão limitando suas compras. Isso provocou uma queda de 6,1% nas vendas, sob o critério mesmas lojas, de sua rede Leader Price.
"O grupo está seguindo seu plano de negócios e continua implementando rapidamente seu programa de corte de custos e otimizando seus portfólios de produtos alimentícios e não-alimentícios", informou o Casino.
A companhia acrescentou que ainda espera melhorar seu endividamento líquido em relação aos lucros antes dos juros, impostos, depreciações e amortizações (lajida) até o fim do ano, colocando-o abaixo de 2,2$ até o fim do ano que vem.
As ações da Casino, que subiram 2,9% ontem, acumulam desvalorização de 14,3% no ano, desempenho inferior ao do índice DJ Stoxx European Retail Index, de 19,2%.
Veículo: Valor Econômico