Faturamento de R$ 158 bilhões em 2008

Leia em 1min

O setor supermercadista brasileiro faturou R$ 158,5 bilhões em 2008, o que equivale a 5,5% do PIB nacional. As vendas se concentram em São Paulo, cuja fatia no ano passado foi de 31% das vendas (R$ 49,3 bilhões). No Estado, o setor cresceu 10,5% reais em 2008 e espera expansão, também real, de 2,5% este ano.

 

O conceito de supermercado surgiu na década de 1950. Nos últimos 50 anos foi um dos formatos de varejo que mais cresceu no País. Nesse período, a fórmula se diversificou em diferentes modelos, como hipermercados, supermercados, lojas de vizinhança, hard discount e lojas gourmet para chegar a todos os tipos de consumidores. Atualmente são 76 mil lojas no Brasil, que respondem por 80% do abastecimento das famílias.

 

Veículo: Diário do Comércio - SP


Veja também

As grandes redes, em direção ao atacado

Depois de içar bandeiras de lojas pequenas e simplificadas por todos os cantos do País – como Extra ...

Veja mais
Ressaca em restaurantes, fartura nos supermercados

Razão direta da crise: os consumidores reduziram seus gastos em bares e restaurantes e estão comendo e beb...

Veja mais
Meritocracia estimula inovação nas empresas

Um estudo feito pelo Insper (antigo Ibmec São Paulo) apontou que, quanto mais uma empresa aplica um método...

Veja mais
Leve alta nas vendas de papelão ondulado

Considerada um dos termômetros da atividade econômica do País, a venda de papelão ondulado da ...

Veja mais
Hypermarcas quer capital para aquisições

A Hypermarcas, companhia de bens de consumo detentora de marcas como Assolan, Zero Cal, Monage, Benegrip, entre outras, ...

Veja mais
Indústria de computadores tem mais de 40 fabricantes

Com o agravamento de sua saúde financeira, a Amazon PC entra para uma lista de companhias que, desde o ano passad...

Veja mais
Maquiagem: Com vendas em alta, indústria lança mais produtos

Dorival Caymmi não iria gostar nada dessa notícia, mas a brasileira está se maquiando mais. Ao cont...

Veja mais
Amazon PC pede recuperação judicial

Os fabricantes de computadores têm driblado com alguma habilidade os efeitos da crise econômica, mas isso n&...

Veja mais
Lançamentos eletrônicos perdem força no início de 09

A GfK Retail and Technology por meio de seu painel de bens duráveis, avaliou que as vendas em Reais de març...

Veja mais