Panificação é prioridade do atacado

Leia em 4min 10s

Mais do que vender pãezinhos frescos e leite, as padarias se tornaram um negócio lucrativo ao ampliarem o leque de opções e muitas vezes oferecerem refeições completas 24 horas por dia. Tais serviços permitiram que o setor atacadista percebesse um filão a ser explorado e passasse a oferecer serviços exclusivos para o segmento, que hoje representa uma fatia de 16,5% do setor atacadista brasileiro, de acordo com a Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad). No Brasil, o número de padarias passa dos 60 mil estabelecimentos.

 

Outra prova de que o setor de panificação vai muito bem, mesmo em tempos de crise, foi a equiparação do segmento, em pé de igualdade, com outros 38 países que também preveem um crescimento razoável, em torno de 15% ao longo deste ano. A afirmação é do presidente do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de São Paulo (Sindipan-SP), Antero José Pereira, que na última edição do encontro anual da UIB (União Internacional de La Boulagerie), na Suíça, pôde confirmar estes dados e garantir que o setor de panificação está entre um dos poucos segmentos que a crise econômica mundial não afetou de forma drástica.

 

"O nosso segmento oferece muitos serviços e a alimentação fora de casa, de forma rápida e com um preço acessível, acabou por auxiliar as panificadoras a continuarem com o seu ritmo de crescimento no longo prazo, com muitas delas, inclusive, conseguindo aumentar o seu tamanho e contratar novos empregados, principalmente na área de confeitaria", diz o presidente do Sindipan.

 

De olho neste filão, o Makro, líder do setor atacadista na América Latina, tratou de incluir o setor de panificação como um dos seus principais clientes profissionais, como conta Gustavo Delamanha, diretor de marketing.

 

Uma das ações para atender de perto este setor foi a ampliação do sortimento, ou seja, da variedade de produtos, da entrega das compras no próprio estabelecimento (sistema delivery), "além da concessão de prazo de pagamento com o capital de Giro Eletrônico por meio do Cartão Makro e a criação do conceito de adega e empório com serviços de consultoria para clientes profissionais, o Speciale", diz Delamanha.

 

Tais investimentos parecem ter valido a pena. De acordo com o executivo, a companhia vê sua política de expansão avançar significativamente com a abertura de oito lojas em 2008, com previsão de inauguração de outras nove até o final deste ano. O que contabilizaria um total de 74 estabelecimentos espalhados pelo Brasil. Só em 2008 foram destinados R$ 194,8 milhões à abertura dos novos pontos, considerado pela empresa seu maior investimento em um único ano.

 

Outro grande atacadista do mercado brasileiro, o Roldão, aposta em novos produtos de marca própria para conquistar a área de panificação, que abocanha uma fatia generosa no bolo de participação dos negócios da empresa, como conta Ana Paula Hass, gerente de relacioonamentos do atacadista. Entre os carros-chefes da empresa, a mistura de pão francês e a mussarela disparam na preferência.

 

"Tivemos um retorno bastante significativo no relacionamento com nossos clientes ano passado aqui na Fipan, tanto que ampliamos o espaço do estande na feira em 10 metros para melhor atender este público", diz a gerente que aposta num crescimento de 38% nos negócios e a abertura de quatro novas lojas na Grande São Paulo. "Até o final do ano dois novos estabelecimentos chegam para se juntar às nossas 10 lojas".

 

Lucros

 

Com perspectivas de inaugurar uma loja por ano, a padaria paulistana Pão do Parque já sente o burburinho do mercado, em especial dos fundos de investimentos, interessados em abocanhar um fatia deste negócio que vem apresentando crescimento de 15% ano, tem uma média 1,7 milhão de consumidores por ano e que há 15 anos viu seu número de funcionários saltar de 15 para 170 deles em 2009. Um aumento em torno de 1.130%

 

Já com a 4ª unidade no forno para ser entregue no segundo semestre de 2010 - a empresa, considerada uma das 30 melhores padarias do Brasil - conta com uma central com capacidade de produção de 48 toneladas ao mês de produtos prontos ou semi-acabados.

 

O segredo de tanto sucesso? Rubens Casselhas - que herdou do pai o dom para os negócios ao dividir com ele o balcão da padaria da família em Capivari, no interior de São Paulo - credita aos constantes investimentos feitos mais em treinamentos e informatização do estabelecimento para se tornar uma panificadora premmiun no setor.

 

"Posso dizer que somos referência em como uma empresa pequena pode crescer e se modernizar apenas com o esforço da família nos negócios", diz o fundador que se dá ao luxo de servir seus clientes no café da manhã muitas vezes ao som de violinos.

 

Veículo: DCI
 


Veja também

Decreto simplifica registro para orgânicos

O potencial do mercado brasileiro para os produtos orgânicos é duas vezes superior ao atual. A avalia&ccedi...

Veja mais
Recuperação judicial da Gimenes é aprovada

O juiz Nemércio Rodrigues Marques, da 3ª Vara Cível de Sertãozinho (SP), homologou o plano de ...

Veja mais
Gripe suína começa a trazer tensão ao setor de carga rodoviária

O avanço do contágio pelo vírus Influenza (H1N1) preocupa as empresas de carga rodoviária do...

Veja mais
Alimentos levam IPC-S a cair na 3ª semana

A inflação calculada pelo Índice de Preços ao Consumidor - Semanal (IPC-S) registrou um leve...

Veja mais
Justiça aprova projeto de recuperação da Rede Gimenes

O juiz Nemércio Rodrigues Marques, da 3ª Vara Cível de Sertãozinho (SP), homologou o plano de ...

Veja mais
Wal-Mart aposta na venda de laptops

A varejista norte-americana Wal-Mart expandiu em 40% sua seleção de laptops e adotará políti...

Veja mais
Europa pode dar mais ajuda ao setor lácteo

A Comissão Europeia (CE - braço executivo da União Europeia) propôs ontem várias medid...

Veja mais
Veja limpa há 40 anos e festeja com edição limitada

Revestida de embalagens douradas com logotipo especial de aniversário, a série de 500 ml, passa agora a se...

Veja mais
Dia dos Pais: nas lojas, muita opção para filho presentear

Já que colocar a mão no bolso é inevitável, que seja para presentear com artigos útei...

Veja mais