A Argentina plantou até o momento 2,36 milhões de hectares de trigo de um total estimado de 2,75 milhões de hectares. No mesmo período do ano passado, os triticultores argentinos já tinham plantado 4,08 milhões de hectares. A informação sobre a evolução dos cultivos argentinos foi divulgada ontem pela Bolsa de Cereais de Buenos Aires.
No caso dessa tendência ser mantida, a safra de trigo 2009/2010 registrará o recorde de ser a mais baixa de toda a história argentina desde que se tem registro dos cultivos. "As chuvas não foram suficientes em Córdoba, La Pampa e somente parciais no oeste de Buenos Aires, onde os escassos plantios sofrem e aguentam a seca", indicou o departamento de estimativas agrícolas da Bolsa de Cereais. "As chuvas foram insuficientes no sudoeste de Buenos Aires, mas as infrequentes nevascas trouxeram umidade adicional, que permitirá às coberturas tardias resistir mais tempo pela insuficiência hídrica".
Brasil
As indústrias moageiras de trigo e comerciantes de cereais no Brasil garantiram ontem uma subvenção da ordem de R$ 15,3 milhões em leilão realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para o escoamento de 100 mil toneladas do produto, que sairão do Rio Grande do Sul para as regiões Norte e Nordeste. Esta foi a segunda intervenção do governo no mercado triticultor neste mês. Na mesma rodada, a Conab ofertou 50 mil toneladas de trigo dos estoques públicos localizados no Paraná.
Veículo: DCI