Quem passar pelas gôndolas dos supermercados nas próximas semanas terá uma boa surpresa: as novas embalagens do Café Morro Grande, que começam pelo produto Blend Tradição. Cuidadosamente elaborada, a reformulação ultrapassa o aspecto visual por oferecer aos clientes embalagem com gramatura superior, o que representa expressivas melhorias no shelf life (prazo de validade).
A iniciativa pretende estabelecer uma nova forma de comunicação com seus consumidores, levando um layout mais moderno e autêntico. “Seguindo a tendência de design dinâmico, estamos sempre passando por pequenas modernizações, seja para colocar uma receita nova, tornar a redação de uma dica mais objetiva ou mesmo acertar nuances de cores. A embalagem é sempre modificada, às vezes são alterações imperceptíveis naquele momento, no entanto, em um breve histórico é possível notar o quanto as adaptações na linguagem do produto são necessárias”, explica a publicitária e designer gráfica Lia Gatti Höfling, que desde 2000 lidera a equipe interna de comunicação do Morro Grande, uma house que planeja, cria e executa a reformulação visual de todas as embalagens da empresa.
As embalagens do Café Morro Grande que chegam aos clientes nos próximos dias mantiveram as cores originais - marrom escuro, verde, vermelho e amarelo. “Trabalhamos as nuances, aumentado o uso de tons quentes. A idéia é transmitir uma sensação de aconchego, da casa da mãe, da reunião com os amigos. Enfim, é reforçar o calor característico do cafezinho, ideal para todas as ocasiões”, explica Lia.
O conteúdo da foto frontal foi mantido já que se trata de um elemento fortemente identificador do produto, desde seu lançamento em 1930 por retratar os frutos homogeneamente maduros, o que sinaliza a qualidade do produto final.
A decisão por algumas mudanças resume a intenção da empresa em buscar uma aparência mais natural e verdadeira. “Os frutos de café maduros foram ressaltados e colocados em sua forma idêntica a encontrada no cafezal. Para se ter uma idéia, a foto foi produzida na fazenda de Machado/MG, uma dos principais fazendas fornecedoras da empresa, reforçando a imagem da natureza, responsável pela produção de grãos saudáveis, que também remete à infância, aos pais, avós e raízes rurais comuns nesta região.
O apelo à memória afetiva é uma tendência do design de embalagem, ensina Dario Caldas, sociólogo e diretor do birô de tendências Observatório de Sinais, que prestou consultoria à marca Minute Maid. O especialista afirma que existe um mercado de consumidores interessados em "confort food", algo como “comida de mãe” e cita outros produtos que cativam pela memória, como os sabonetes Phebo e Granado.
A reformulação confirma a tese de que é preciso mudar sempre para permanecer igual e continuar atual. Existe hoje uma tendência de recuperar a história das marcas. A tradição é um valor até para os jovens. Como a diversidade da oferta de mercadorias tem aumentado muito, os consumidores querem referências das marcas que vão escolher.
A mudança fortalece não só os valores tradicionais do Morro Grande, como qualidade, confiança e tradição. “Também transmite os valores de inovação e modernidade, na medida em que amplia o conceito de serviço oferecido na multiplicidade de informações", complementa Lia.
Café Morro Grande Torrado e Moído: Combinação equilibrada de grãos produzidos em regiões reconhecidas pela excelência na produção: sul de Minas Gerais e Região Mogiana Paulista. Torrado e moído em ponto médio, este blend aromático e saboroso é reconhecido pelos mais exigentes paladares desde 1930. Embalagem - pacote tipo almofada. | Blend fabricado seguindo as normas internacionais de qualidade - ISO 9001 2000 - SGS ICS.| Validade: 90 dias Peso Líquido - 500g e 250 g.
Veículo: Revista Fator Brasil