A Adidas anunciou ontem sua segunda grande queda seguida nos lucros, com mais um prejuízo na Reebok afetando seus resultados. No entanto, a segunda maior fabricante de artigos esportivos do mundo disse que o setor já atingiu o fundo do poço.
O lucro líquido da companhia encolheu 93% no segundo trimestre, para € 9 milhões, uma queda parecida com a dos três primeiros meses do ano. Mas o preço da ação da Adidas fechou em alta de 6%, uma vez que analistas vinham prevendo prejuízo para o período.
"Estou convencido de que veremos uma melhoria significativa em nossos lucros no resto do ano", disse Herbert Hainer, diretor-presidente da Adidas.
Hainer disse acreditar que os resultados vão melhorar no segundo semestre, por causa do aumento menor dos preços das matérias primas e do crescimento das vendas em antecipação à Copa do Mundo de 2010, na África do Sul.
A Reebok, a marca americana que a Adidas comprou em 2006 por mais de € 3 bilhões para competir com a Nike, teve um prejuízo operacional de € 51 milhões no segundo trimestre. As vendas da marca caíram 20% desde que foi comprada, mas a Adidas vem investindo no gerenciamento de produtos, no design e em desenvolvimento. E também centralizou o marketing e a área de vendas.
Mais uma vez Hainer respondeu aos céticos que chamam a Reebok de "uma história de reestruturação que nunca tem fim", ao dizer: "Definitivamente vamos nos agarrar à Reebok, agora que três anos difíceis ficaram para trás e estamos vendo os primeiros frutos da reestruturação".
Veículo: Valor Econômico