Kraft vai produzir chocolate e refresco em pó em Pernambuco

Leia em 2min 30s

A Kraft Foods investirá R$ 100 milhões na construção de uma fábrica de chocolates e refrescos em pó em Vitória de Santo Antão (PE), cidade a 45 km do Recife. A previsão é que a sexta unidade da multinacional no Brasil comece a operar no primeiro semestre de 2011.

 

Bem-humorado durante o anúncio da nova indústria no Palácio Campo das Princesas, no Recife, o executivo Mark Clouse nem parecia ter assumido a presidência da Kraft no Brasil em meio à crise econômica mundial, no início deste ano. "Não sentimos um impacto no país e trabalhamos com uma previsão de crescimento do faturamento de dois dígitos. Por isso também a decisão de investir", disse. Os recursos para o investimento virão do caixa da empresa no Brasil e no exterior.

 

A Kraft não divulga seus resultados por país, mas foi nos mercados em desenvolvimento que a empresa obteve o maior crescimento de receita no segundo trimestre, ante igual período de 2008: 9,3%. No mundo, o faturamento foi ampliado em 2,9%. E foi justamente com os produtos das duas marcas que vão sair da nova fábrica que a Kraft obteve os maiores saltos na América Latina: Tang (alta de 35%) e Lacta (30%).

 

O principal alvo da Kraft com a instalação da unidade pernambucana é ampliar o consumo de chocolates e de sucos em pó no Norte e no Nordeste. "O consumo per capita de chocolates do nordestino correspondente a cerca de metade daquele demandado pelos brasileiros", afirmou André Vercelli, diretor-geral da Kraft Nordeste, empresa que está sendo criada para cuidar dos negócios na região.

 

Hoje, a empresa tem uma fábrica de refrescos em pó em Aracati (CE), onde até março deste ano também fazia sucos concentrados e prontos para beber com a marca Maguary. Como parte de uma reestruturação para se concentrar em biscoitos, chocolates e bebidas em pó, a Kraft vendeu a Maguary à Ebba (Empresa Brasileira de Bebidas e Alimentos).

 

A partir da inauguração da unidade em Vitória, Clouse afirmou que a Kraft pretende desenvolver mais produtos voltados ao paladar dos nordestinos, como já fez com o Tang nos sabores acerola, cajá, graviola e siriguela.

 

Em Pernambuco, a unidade da Kraft contará com incentivo fiscal: redução de 90% do crédito presumido do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Mas, segundo o presidente da empresa, o que pesou na decisão de investir no Estado foi a infraestrutura, a chegada de outros empreendimentos e a forma como os gestores pernambucanos atuaram para captar o investimento. Depois de discursar, Clouse deu de presente ao governador Eduardo Campos (PSB), que fez 44 anos ontem, uma caixa de barras de chocolate. "Para o senhor ir comendo enquanto a fábrica não fica pronta."
 


Veículo: Valor Econômico


Veja também

Wal-Mart reduz oferta de produtos na gôndola

Wal-Mart, maior varejista do mundo, está diminuindo ou tirando espaço na prateleira dos produtos que n&ati...

Veja mais
Manipulação dos estoques explica alta de 30% no alumínio este ano

O mercado de alumínio parece estar transgredindo alguns dos princípios mais básicos da economia. Os...

Veja mais
Lámen carioca em SP

A fabricante carioca de biscoitos e margarinas Piraquê prevê alta de 10% nas vendas de seu macarrão i...

Veja mais
Brasil quer se aproximar dos americanos na citricultura

Delegação de pesquisadores e técnicos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de S&a...

Veja mais
Mercado mundial ficará sem açúcar pelo 2º ano, diz órgão internacional

O comprometimento das plantações de cana-de-açúcar da Índia ao Brasil leva à c...

Veja mais
Setor de carga abre espaço e trilhos para os trens turísticos

Os trens turísticos ganham cada vez mais espaço para deslizar sobre os trilhos das companhias de carga no ...

Veja mais
Rede Lojas Colombo entrará em SP de olho na alta renda

Com o novo conceito premium, a Lojas Colombo, uma das maiores redes de eletrodomésticos e móveis do Pa&iac...

Veja mais
Vendas sobem, após 9 meses de quedas

Após nove meses de queda, as vendas do comércio varejista da região metropolitana de São Pau...

Veja mais
Toshiba se rende ao sistema Blu-ray

A Toshiba anunciou ontem que vai se juntar à Associação de Discos Blu-ray, sua antiga arquirrival e...

Veja mais