Lojas valorizam capacitação dos funcionários para atender bem

Leia em 1min 40s

A experiência dos funcionários é o que mais contribui para os resultados obtidos por uma empresa varejista. Essa foi a opinião mais compartilhada entre os participantes da pesquisa Realidade e Perspectivas do Varejo na Era do Conhecimento, realizada pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS) em parceria com a Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento (SBGC). Entre os dados apurados pelo questionário, destaca-se a importância dada pelos lojistas ao bom atendimento aos clientes e à capacitação de seus funcionários.

 

O estudo, que foi apresentado ontem durante seminário realizado na Pucrs, buscou saber como os lojistas do Rio Grande do Sul estão posicionados no contexto do conhecimento, especialmente em suas áreas estratégicas. A pesquisa, pioneira no Brasil para o setor do varejo, foi respondida por 556 lojistas associados das CDLs, de 65 cidades do Rio Grande do Sul. No entanto, também foram encontradas lacunas nas áreas de inovação e comunicação. “Identificamos que o varejista gaúcho utiliza muito pouco a internet e novas tecnologias, o que acaba gerando problemas de competitividade”, destaca Jerônimo Lima, presidente da SBGC-RS.

 

Segundo a diretora do Projeto Agenda Brasil Conhecimento da SBGC, Lourdes Maria Ritt, as respostas revelam que os níveis de acesso e o compartilhamento das informações e conhecimentos dentro das empresas estão satisfatórios. No entanto, os processos ainda estão pouco documentados ou mapeados, dificultando a circulação entre todos os setores. “Tudo é muito informal e pragmático, faltando uma difusão do conhecimento de forma mais profissional”, afirmou.

 

A SBGC deverá implementar a pesquisa realizada no Rio Grande do Sul em outros estados brasileiros, a fim de obter um quadro mais completo sobre a gestão de conhecimentos no varejo nacional. A partir dos dados obtidos, a entidade deverá formatar projetos para o comércio varejista, a fim de definir práticas de difusão de informações em empresas varejistas.

 

Veículo: Jornal do Comércio - RS


Veja também

Norte e Centro-Oeste atraem lojas com consumidor otimista

O varejo seguirá em alta este ano, com redes de volta aos planos de expansão em regiões com maior p...

Veja mais
Chocolates Garoto cresce 2% no 1º semestre e recebe aportes da Nestlé

A Nestlé do Brasil continua disposta a brigar judicialmente pelo título da Chocolates Garoto que tem cresc...

Veja mais
Supermercados

O Oeste de SC ganha mais uma feira voltada a atacadistas e supermercados, segmentos que sofreram pouco com a crise globa...

Veja mais
Hypermarcas retoma lançamento de produtos

O presidente da Hypermarcas, Cláudio Bergamo, informou que a companhia vai retomar neste segundo semestre o proce...

Veja mais
Empresas traçam plano para reter técnicos

Carreira em Y estimula profissionais que querem crescer sem virar executivos   Nem sempre um bom técnico s...

Veja mais
Wal-Mart lucra US$ 3,44 bilhões no trimestre

O grupo norte-americano Wal-Mart, maior varejista do mundo, obteve lucro de US$ 3,44 bilhões (US$ 0,88 por a&cced...

Veja mais
Produtores de orgânicos do Ceará vendem produtos para o Wal Mart

Frutas, legumes e verduras orgânicos de pequenos produtores da região da Chapada da Ibiapaba, que reú...

Veja mais
As marcas de destaque dos supermercados

Levantamento anual da Revista Supermercado Moderno aponta as marcas mais reconhecidas de acordo com a opinião dos...

Veja mais
Produtor brasileiro quer restringir leite do Uruguai

Às vésperas da entrada na nova safra de leite do Sul do país, os produtores pressionam o Minist&eac...

Veja mais