Norte e Centro-Oeste atraem lojas com consumidor otimista

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O varejo seguirá em alta este ano, com redes de volta aos planos de expansão em regiões com maior potencial de crescimento e em que a confiança do consumidor está elevada, com destaque para os mercados do Norte e do Centro-Oeste, que têm atraído lojistas com novos empreendimentos. Esses empreendedores se inspiram na alta recente do índice de confiança do consumidor, que segue ainda elevado, e no nível de desemprego em queda, que confirmam a retomada de crescimento da economia, depois da ameaça da crise econômica no País. Outro termômetro é o de recuo da inadimplência, que está em queda frente a 2008.

 

Os shopping centers são exemplo do varejo melhor do que o esperado até agora, por conta da crise. O setor não foi tão afetado, e empresas como a AD Shopping resolveram passar da administração de centros de compras e virar empreendedoras de novos shoppings, sendo a Região Norte um alvo da companhia. Em março, a AD Shopping assumiu a gestão do Millennium Center, em Manaus (AM), e atingiu 24 empreendimentos sob seu comando. Este ano, a AD terá ainda na cidade de Santarém (PA) um projeto orçado em R$ 80 milhões, segundo Hélcio Povoa, o presidente da empresa.

 

As redes de franquias também aproveitam a retomada do otimismo. A Uno& Due, com mais de 60 padarias, abriu este ano 7 unidades entre Goiânia, Manaus, Fortaleza e Salvador. O foco é impulsionar aberturas na Região Nordeste e na Centro-Oeste. A rede fechou parceria com o grupo francês Eurobiz, que será sócio e máster franqueador, segundo Márcia Cuder, gerente de Expansão da rede.

 

O vestuário também está atento ao mercado e, com o cenário de maior otimismo no varejo, a Riachuelo (do Grupo Guararapes), vai acelerar a expansão de lojas em 2010, segundo o gerente de Relações com Investidores da empresa, Tulio Queiroz. Ele afirmou ontem que a expectativa é serem abertas 10 unidades ano que vem, frente a seis previstas este ano e nove em 2008. "Percebemos gradual retomada da confiança dos consumidores, que deverá transformar o fluxo nas lojas em mais vendas", disse ele. A companhia anunciou ainda bom desempenho no primeiro semestre, com receita líquida 3,3% maior diante da de igual época do ano passado, ao alcançar R$ 771,9 milhões.

 

Na capital paulista, as empresas continuam investimentos, tanto que a Multiplan, dona do Shopping Anália Franco, na zona leste de São Paulo, investiu R$ 62,7 milhões em uma nova área do mall, que está 100% locado. O espaço foi inaugurado ontem e terá 76 novas lojas, incluindo marcas voltadas para o público A e B, como Osklen, Calvin Klein, Starbucks e Lojas Colombo, entre outras. "Nossa expectativa é de que com a nova área as vendas sejam impulsionadas em 20%", diz a superintendente do shopping, Beatriz Alves.

 

Indicadores

 

De acordo com a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), o País está com bons indicadores. No Índice Nacional de Confiança do Consumidor da ACSP, julho avançou três pontos em relação a junho, ficando em 126 pontos no sétimo mês do ano. Acima de 100 pontos já indica otimismo. Em relação ao mesmo mês de 2008, porém, há queda de 12 pontos no índice, mas nada que, na opinião de economistas, seja negativo.

 

Para Marcel Solimeo, economista da ACSP, "o ano de 2008 teve euforia exagerada, o que não é bom que aconteça". Ele acredita que haverá continuidade da melhora da confiança daqui para a frente, o que acontece de 3 a 4 meses para cá. O principal motivo é a estabilidade do nível de emprego. "O emprego dá mais segurança ao consumidor. A facilidade de crédito também está voltando e leva ao aumento do consumo."

 

Outra entidade que também apresentou, ontem, números positivos foi a Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomércio). Na apuração de seu Índice de Confiança do Consumidor (ICC), em São Paulo, o maior mercado consumidor do País, a situação aparece favorável, já que em agosto o índice apresentou estabilidade, ao ficar no mesmo nível do mês anterior.

 

Na comparação com o mesmo período do ano passado, o índice demonstrou alta de 1,7%, permanecendo no mesmo patamar do período pré-crise, registrando 139,8 pontos em uma escala de 0 a 200. Para a entidade, os dados se devem a fatores como a melhoria das condições de crédito para o consumidor, além das ações do governo, como a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e a taxa de juros.

 

O varejo retoma planos de expansão em regiões em que a confiança do consumidor está mais elevada, com destaque para os mercados do Norte e do Centro-Oeste. Ao ver a demanda maior dos lojistas, a AD Shopping assumiu recentemente a gestão do Millennium Center, em Manaus (AM), que soma 24 empreendimentos sob seu comando. Este ano, a AD implantará ainda, na cidade de Santarém (PA), projeto orçado em R$ 80 milhões, diz Hélcio Povoa, presidente da empresa.

 

Na área de franquias de alimentação, a rede Uno& Due, com mais de 60 padarias, abriu este ano 7 unidades entre Goiânia, Manaus, Fortaleza e Salvador. O foco é impulsionar aberturas no Nordeste e no Centro-Oeste.

 

No vestuário, a Riachuelo, braço do Grupo Guararapes, vai acelerar a expansão de lojas em 2010, segundo o gerente de Relações com Investidores da empresa, Tulio Queiroz. Serão 10 unidades, frente a seis este ano.

 

Veículo: DCI


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