O vestuário infantil passa a ser uma das prioridades de investimentos da Cia. Hering que prevê dobrar as vendas de tal segmento até 2015. A estratégia de criar um novo modelo de franquia para o público infantil, discutida desde 2001, se fortaleceu neste semestre e a companhia espera colocá-la em pratica no primeiro semestre de 2010. Em uma estratégia ambiciosa, o presidente da empresa, Fabio Hering, disse que a ideia é dobrar dos atuais 15% para 30% a participação das vendas de roupas infantis na receita total da companhia em cinco anos.
Com sede em Blumenau (SC), a prioridade da Cia. Hering é investir na expansão das marcas infantis Hering Kids e PUC - ainda com pequena escala de produção. "Enxergamos o mercado infantil como uma oportunidade de crescimento da Hering, pois ele é grande e ainda há espaço para ser explorado nas chamadas lojas de departamento e butiques", disse o executivo durante a reunião da Associação de Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (Apimec), em São Paulo.
O novo plano de expansão da empresa está em estudo pela consultoria internacional Bain & Company, presente em São Paulo desde 1997 . As roupas infantis no novo modelo de franquia poderão ser produzidas pela própria empresa (hoje responsável por 54% da produção total) ou terceirizadas, hoje com 46% do total.
A Hering busca crescer de forma generalizada. Ela pretende ainda adquirir novas empresas e ampliar o número de lojas. Até 2010 a previsão é atingir 325 unidades. Existem 2 mil pontos de vendas distribuídos pelo Brasil, dos quais 244 são de lojas Hering Store. A empresa começou a investir no novo formato de lojas nos últimos três anos. Mais de 100 unidades ainda faltam ser reformadas, dentre elas três são lojas próprias.
São as do shopping Iguatemi de Salvador, que deve ser ampliada a fim de atender melhor a demanda; e duas em São Paulo, uma delas é a do bairro Butantã. As demais lojas serão reformadas pelos franqueados. A Hering tem pressa em reformar as unidades que geram um adicional de 30% sobre as vendas.
As vendas da companhia totalizaram 18,5 milhões de peças no primeiro semestre deste ano, cresceram 35% sobre igual período do ano anterior.
De acordo com o executivo, a produção da companhia acompanhou o ritmo das vendas. "A marolinha do Lula funcionou para a Hering", resumiu.
A receita bruta somou R$ 378,4 bilhões, subiu 39,1% sobre igual etapa de 2008, mesmo diante crise financeira mundial.
Veículo: DCI