Uma boa oportunidade para quem procura o primeiro emprego está nos supermercados. De acordo com o Agência do Trabalhador de Curitiba, historicamente, os cargos de balconista e operador de caixa são os que geram um dos maiores volumes de novos postos de trabalho, não apenas na capital, mas também no interior do Estado.
De acordo com o gerente da Agência do Trabalhador de Curitiba, Rafael Santos, a cada mês, a média é de cerca 150 novas vagas para operador de caixa e aproximadamente 200 novos postos para o cargo de balconista.
Somente em um novo supermercado de uma grande rede varejista paranaense, o gerente estima que deverão ser oferecidas pelo menos 150 vagas na região do Novo Mundo, em Curitiba. “Serão abertas o que chamamos de vagas operacionais, que são caixas e repositores”, afirma Santos.
Segundo ele, as oportunidades são excelentes para quem nunca trabalhou e pleiteia uma vaga no mercado de trabalho, já que a grande maioria dos empregadores não exige experiência, tão pouco qualificações mais apuradas para desempenhar a função.
“A qualificação é pouco exigida, já que os supermercados, e até mesmo os estabelecimentos do ramo de panificação, proporcionam o treinamento ou a capacitação internamente”, afirma Santos. Segundo ele, nem mesmo o quesito boa aparência é exigido para quem procura uma vaga de Balconista.
Santos informa que a média dos salários para os trabalhadores recém contratados é pouco maior ou equivalente ao salário mínimo regional. “As pessoas que ocupam os cargos de balconistas recebem pouco mais que R$ 610”, conta.
O gerente ressalta que os interessados nas vagas devem comparecer a uma das unidades da Agência do Trabalhador, munidos de documentos pessoais, entre eles a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e realizar o cadastro. Para quem preferir, podem ser feitas reservas de vagas pela internet, no site www.setp.pr.gov.br.
Veículo: O Estado do Paraná