Feira farmacêutica deverá movimentar R$ 78 milhões

Leia em 1min 40s

Os organizadores da Expo Pharma 2009, feira de negócios do setor farmacêutico, esperam crescimento de 30% na sexta edição do evento, que começa hoje e vai até sexta-feira, no Riocentro. Em 2008, os negócios da Expo Pharma atingiram R$ 60 milhões. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), há mais de uma década o setor cresce num ritmo muito mais rápido que o PIB brasileiro. Para 2009, a expectativa é de crescimento real acima de 5%.

 

Dados divulgados por entidades varejistas apontam que a venda de não medicamentos aumentou em quase 25% no ano passado. Em muitos estabelecimentos, a participação dos artigos de higiene pessoal e cosméticos ultrapassa 30%.

 

O Brasil é o terceiro maior consumidor de produtos de higiene e beleza do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos e Japão. Entre os itens que lideram o mercado, os produtos para cabelo vêm em primeiro lugar, seguidos pela perfumaria e cosméticos para a pele. Além disso, o segmento é um dos que mais geram oportunidades de trabalho, empregando 3,4 milhões de pessoas.

 

MERCADO. O setor farmacêutico acumula crescimento nas vendas de 6,4%, entre março de 2008 e fevereiro de 2009, no total de unidades vendidas. Em reais, o crescimento foi de 10,86%do mercado total dos últimos 12 meses. De acordo com o setor, o faturamento até a distribuição foi de R$ 10 bilhões em 2008, e o aumento esperado na receita para este ano é de 6% a 8%.

 

Já os genéricos, no último trimestre do ano de 2008, tiveram aumento nas vendas de 22,3% em relação ao igual período de 2008. O crescimento no último trimestre foi suficiente para puxar positivamente todo resultado do setor no ano de 2008, que totalizou aumento de 19% nas vendas, passando para R$ 277,1 milhões.

 

Veículo: Jornal do Commercio - RJ


Veja também

Regras para farmácias

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou ontem resolução contendo n...

Veja mais
GeneralBrands ignora crise e entra no mercado de chocolates

A General Brands, empresa brasileira do setor alimentício, expandiu ainda mais seus negócios e entra no me...

Veja mais
Bom Gosto adquire fábrica da Nestlé

A Laticínios Bom Gosto adquiriu a unidade industrial da Nestlé em Barra Mansa (RJ), com capacidade para pr...

Veja mais
Octavio Café planeja crescer mantendo a exclusividade

Depois de lançar, na segunda-feira, cinco novos tipos de café, o Octavio Café vai expandir a marca,...

Veja mais
Grupo Ypióca investe R$ 4 mi em campanha

O Grupo Ypióca investiu aproximadamente R$ 4 milhões em sua nova campanha publicitária que divulga ...

Veja mais
Pão de Açúcar aposta em tecnologia para fidelizar clientes

A rede Pão de Açúcar testa, em sua loja conceito do Shopping Iguatemi, em São Paulo, um novo...

Veja mais
TRF deve julgar hoje a compra da Garoto

Depois de oito meses de intervalo, o Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região de Brasília deve vo...

Veja mais
Alpargatas vende menos, sofre prejuízo, mas receita sobe

A crise financeira mundial atingiu em cheio a fabricante de calçados Alpargatas no segundo trimestre deste ano. O...

Veja mais
ALL quer vagão para voltar com carga industrial

A América Latina Logística (ALL) informou que trabalha no desenvolvimento de um vagão que possa ret...

Veja mais