A melhora no poder de compra do brasileiro, o aumento da competição entre as redes varejistas e a maturidade das ofertas de sistemas para empresas do setor são as principais razões para a onda de investimentos do varejo em pacotes de sistemas de gestão. Fornecedores como SAP e Oracle estão sentindo esse interesse por seus produtos.
"A demanda por integração sempre existiu, mas agora as ferramentas de gestão de mercado estão maduras o suficiente para substituir o que foi desenvolvido internamente", diz Ney Santos, executivo de tecnologia do Carrefour. Segundo ele, o movimento já vem acontecendo nos Estados Unidos e na Europa e agora começa a tomar forma no Brasil.
De acordo com André Papaleo, vice-presidente de indústria de manutenção e distribuição para América Latina da Oracle, o segmento tem investido muito para levar ao varejo produtos que vão além dos controles financeiros e contábeis e oferecer sistemas integrados, que permitem lidar com situações específicas da atividade.
Um bom exemplo vem da SAP. A empresa alemã está colocando no mercado uma ferramenta que permite ao varejista planejar a estratégia e até diagramar um folheto ou encarte com suas promoções. "O varejo não pode ficar preso às limitações de sistemas de tecnologia para criar uma nova promoção. E o que é desenvolvido internamente às vezes vira uma colcha de retalhos na hora de fazer isso acontecer", diz Elia Chatah, especialista em varejo da SAP. (GB)
Veículo: Valor Econômico