A Docile, maior produtora nacional de pastilhas e a segunda do ranking na fabricação de balas de goma, ingressa no segmento de chicles de bola recheados com o lançamento do Zoah!. A novidade somou investimentos da ordem 1,5 milhão de euros, envolvendo pesquisa, desenvolvimento, ações de marketing e a implantação de uma nova linha fabril - totalmente equipada com tecnologia alemã.
A aposta é resultado do alto giro e da rentabilidade que o segmento apresenta. O perfil de consumo – em que sabor e maciez preponderam sobre preço, ainda que consideradas as diferentes classes sociais e faixas etárias - é outra atratividade do setor. Para divulgar a linha Zoah!, a Docile investiu em ferramentas de comunicação visando a interatividade com o consumidor.
A comunicação do Zoah! busca não apenas alavancar venda, mas gerar reconhecimento de marca. A conexão com o universo dos tweens - jovens entre oito e 14 anos – foi decisiva na criação dos personagens em estilo toy art e na escolha da web como mídia principal.
Diversão, dinamismo, interatividade, apelo visual, tecnologia e inovação são os conceitos da campanha, criada pela agência de comunicação Braind. Através do hotsite www.querozoah.com, desenvolvido pelo GAD’Brívia, os consumidores podem assistir ao vídeo de lançamento - postado no You Tube -, baixar o jingle da campanha em seus celulares e ainda participar do game superdivertido no Orkut: Bola Toda Zoah!. Para participar do Bola Toda Zoah!, basta ter um perfil no Orkut, baixar o aplicativo do game, escolher um dos toys para ser o avatar, jogar com os amigos e somar pontos. No jogo, há mais de 500 prêmios escondidos, que os participantes poderão ganhar a qualquer momento. Os três competidores que alcançarem a maior pontuação ganharão, ao final da promoção, prêmios especiais além de um ano de chicle Zoah! grátis. Materiais para ponto de venda também integram os esforços em comunicação.
“Utilizamos recursos capazes de promover a interação entre o consumidor e os novos produtos, levando em conta o universo dos tweens, geração que já nasceu sob o advento da internet. Além disso, nosso objetivo não foi simplesmente promover a exposição do Zoah!, mas fazer com que o consumidor desfrutasse de uma experiência divertida”, afirma Ricardo Heineck, Diretor de Compras e Marketing da Docile.
Ao longo de um ano e meio, mais de 100 profissionais estiveram envolvidos diretamente no lançamento da linha Zoah!. Pesquisas quantitativas e qualitativas foram realizadas, nas cidades de São Paulo e Porto Alegre, junto a comerciantes e consumidores a fim de identificar os atributos que impulsionam a compra dos chicles de bola recheados. Entre outros aspectos, os resultados balizaram a escolha dos tweens como público-alvo. Na etapa de desenvolvimento, foram testados mais de 37 mil quilos de produto, analisadas cerca de 500 alternativas de nomes, avaliadas mais de 150 opções de aromas e ministradas, por técnicos vindos da Alemanha, 400 horas de treinamento aos profissionais da área de produção da Docile.