Damyller, de SC, planeja chegar à capital paulista em novembro

Leia em 2min 50s

A grife catarinense Damyller, com 73 lojas próprias no país, fará sua estreia na capital paulista em novembro. A marca até agora só estava no interior do Estado, com 12 lojas. A expansão mais agressiva, com a entrada no principal centro de concorrência do país, era ensaiada há cerca de quatro anos, e representa um passo importante na estratégia de nacionalização da grife.

 

De acordo com o sócio-diretor da Damyller, Cide Damiani, a loja de São Paulo será no shopping Vila Olímpia, localizado em área nobre da cidade. "É um marco para a empresa porque São Paulo é um mercado mais exigente e de muita concorrência", diz, acrescentando que haverá um "aprendizado" por parte da Damyller ao entrar na cidade.

 

A chegada a São Paulo ocorre cerca de dois anos após a empresa abrir sua primeira loja no Rio de Janeiro, no Barra Shopping, e cerca de quatro anos depois dos primeiros estudos sobre esse mercado. Antes disso, a Damyller havia avançado para Norte, Nordeste e Centro-Oeste brasileiro, onde, segundo Damiani, encontrou "oportunidades" que facilitaram sua inserção de forma mais rápida do que nos grandes centros da moda, como Rio e São Paulo.

 

Embora não tenha ainda bem definidas as metas para a capital paulista, o empresário diz que "em quatro ou cinco anos a ideia é ter de 10 a 15 lojas na cidade de São Paulo". A empresa não revela os investimentos previstos.

 

A inauguração da unidade paulistana faz parte do pacote de nove aberturas programadas para este ano e outras três reformas de lojas já abertas. Até agora, já foram inauguradas cinco unidades das nove previstas, em Pernambuco, Amazonas, Mato Grosso e Goiás (com dois pontos de venda). As demais, além de São Paulo, devem se concentrar em Brasília e Pará.

 

Mesmo que o setor de confecção brasileiro tenha enfrentado um início de ano mais difícil por conta da crise econômica mundial, Damiani diz que a Damyller atingiu as metas do primeiro semestre de "forma satisfatória" e acredita que será possível crescer de 15% a 20% em faturamento no ano, conforme havia sido planejado. Esse percentual considera as novas aberturas.

 

Os planos da empresa para 2010 devem contemplar de 8 a 10 novas lojas no país e uma nova fábrica de jeans no sul de Santa Catarina. Ainda não está definido o investimento, mas o projeto poderá envolver a duplicação do seu atual volume de produção. Atualmente, a empresa fabrica 140 mil peças/mês e possui cerca de mil funcionários no parque fabril. Ela não revela o valor do seu faturamento.

 

Apesar de parte de suas concorrentes no setor atuar com lojas franqueadas, Damiani diz que a Damyller pretende manter a política de lojas próprias pelo controle do acompanhamento do produto, desde sua produção até o consumidor final. "Por enquanto, vamos manter lojas próprias porque achamos que estamos no caminho certo".

 

Ainda que concorrentes do setor optem por lançar outras marcas no mercado além do seu carro-chefe, Damiani diz que há estudos na Damyller para possível grifes secundárias, mas entende que é cedo para esse tipo de estratégia. "Temos que ainda consolidar a marca existente".
 


Veículo: Valor Econômico


Veja também

Socorro para produtor e cooperativas de leite

Políticas: MDA vai usar R$ 50 milhões para enxugar a oferta; produto em pó abastecerá cestas...

Veja mais
Hipermercados do Carrefour terão 200 salas de cinema

Para explorar de maneira mais eficiente as grandes áreas ociosas dos hipermercados, o Carrefour Brasil firmou par...

Veja mais
Japoneses agora querem promoção

Quando a Fast Retailing começou a vender seus jeans por 990 ienes (US$ 10,80) no Japão este ano, ela provo...

Veja mais
P&G projeta faturar até 4% mais a partir de outubro

A Procter & Gamble (P&G) prevê aumento nas vendas em seu próximo trimestre fiscal, beneficiada por ...

Veja mais
Calçados: Varejistas preveem queda nas vendas com sobretaxa

As varejistas de calçados esportivos preveem queda nas vendas e já fazem os cálculos de quanto ser&...

Veja mais
Monção branda arrasa safra de arroz na Índia

Importadores de arroz por todo o mundo, desde nas Filipinas e Irã até na África do Sul, estã...

Veja mais
Perdas causadas por fungos geram incertezas no PR

Representantes de instituições de pesquisas, de produtores rurais e de seguradoras reuniram-se ontem na Se...

Veja mais
Rugas no cativeiro

Os cosméticos geralmente são feitos para amenizar a ação do tempo na pele do rosto, no corpo...

Veja mais
Coop começa a produzir panetones para o Natal

A rede de supermercados Coop -Cooperativa de Consumo, que conta com 28 unidades, já iniciou a produç&atild...

Veja mais