Os cosméticos geralmente são feitos para amenizar a ação do tempo na pele do rosto, no corpo e nos cabelos. A Maturi modificou esta lógica: é uma marca de produtos de beleza criada originalmente para consumidores de terceira idade, que está sendo lançada este mês. "Em 2050, segundo dados do IBGE, a população acima dos 65 anos vai representar 20%. Hoje, ela é de 8%", afirma Flávio Rijo de Oliveira, diretor da Maturi, que consumiu dois anos de pesquisa para chegar às melhores formulações para atender a este público. A produção da linha é nacional, feita na fábrica da empresa, em Guarulhos. Entre as necessidades dos consumidores acima dos 60, estão a hidratação profunda da pele e do couro cabeludo. Os cabelos ficam quebradiços e precisam de ingredientes que devolva a sua elasticidade. "A intenção não é retardar o envelhecimento, mas amenizar os seus efeitos." Até as embalagens foram pensadas: "elas têm letras maiores, para que o consumidor possa ler com facilidade."
A distribuição dos produtos está sendo feita para lojas especializadas em dermocosméticos, farmácias e perfumarias. A linha também pode ser adquirida pela internet, por meio de site próprio, o www.maturionline.com.br . A primeira leva reúne xampus para três tipos de cabelos, condicionador, um creme para as mãos e um para relaxar os pés. Os próximos a chegar no mercado são sabonete líquido, desodorante íntimo e hidratantes para o rosto. Em comum, todos têm o perfume suave e a textura fácil de espalhar sobre a pele. A intenção da Maturi é, em cinco anos, ter 5% do mercado de cosméticos.
Veículo: Valor Econômico