Empresas fazem reciclagem ''dentro de casa''

Leia em 2min 40s

Pão de Açúcar e Wal Mart criam produtos feitos com resíduos gerados em suas lojas

 

O conceito de produtos de ciclo fechado, onde as empresas passam a usar o próprio resíduo que produzem para fabricar outros produtos ou embalagens, começa a chegar ao Brasil. Por aqui, redes do varejo como Pão de Açúcar e Walmart já estão dando um passo além em suas práticas de reciclagem, com melhor aproveitamento ao lixo gerado nas lojas ou entregue pelos consumidores.

 

O grupo Pão de Açúcar começou a usar o papel e papelão descartado nas lojas da rede para fabricar embalagens dos produtos de sua marca própria Taeq, que vai de sabonetes a orgânicos. Por mês, as estações de reciclagem localizadas nas lojas da rede recebem 500 toneladas de resíduos - desses, 250 toneladas são de papel e papelão. "Reaproveitar esse volume de material na confecção de embalagens foi um meio que encontramos de fechar o ciclo internamente, ou seja, nosso próprio resíduo vira nossa embalagem", afirma Isadora Sbrissa, gerente da marca Taeq.

 

Os resíduos das lojas são coletados por uma cooperativa de catadores, a Vira Lata, de Osasco, que vende as aparas à empresa Papirus, fornecedor de embalagens de papel para a marca Taeq. Um sistema de rastreabilidade desenvolvido pelo varejista permite saber que as embalagens descartadas irão de fato entrar no processo produtivo de novas embalagens.

 

Agora, o grupo negocia com outros fornecedores o mesmo procedimento para as embalagens de plástico e aço. "Não vai faltar matéria-prima", diz Rafael Sales, coordenador de pesquisa de embalagens do grupo.

 

No Wal Mart, a aposta é no sabão em barra feito com óleo de cozinha reciclado. O óleo é recolhido nas lojas do Maxxi Atacado, bandeira voltada para o consumo popular da rede americana, segue como insumo para a fabricação de sabão em barra pela empresa gaúcha Bertolini e volta ao supermercado como produto final. O projeto está centrado nas lojas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, mas até o fim do ano chega ao Nordeste.

 

Na prateleira, o sabão é vendido por um preço 26% menor que o da marca líder. O óleo reciclado compõe 20% da matéria prima na produção do sabão, diz Yuri Feres, consultor de sustentabilidade do Wal Mart. "O projeto permitiu transformar em matéria prima 2,3 mil toneladas de óleo, um resíduo poluente quando descartado no ambiente."

 

TENDÊNCIA

 

A fabricação de produtos a partir de resíduos vem ganhando espaço."Em média, tudo o o que o consumidor compra acaba em um aterro sanitário seis meses depois. A reciclagem atrasa a chegada ao aterro e não tem sido suficiente para resolver o problema do lixo", diz May East, consultora de sustentabilidade das Nações Unidas e estudiosa da ecologia industrial, conceito desenvolvido na década de 1990 e que prevê o reaproveitamento pleno, como matéria-prima ou energia, dos resíduos. "É preciso incorporá-los ao processo produtivo."

 

Veículo: O Estado de S.Paulo


Veja também

Panasonic entra no setor de refrigeradores

A Panasonic do Brasil segue a tendência de empresas tradicionais que estão no mercado de eletroeletrô...

Veja mais
Serasa: comércio está confiante no Dia das Crianças

A confiança do comércio do Brasil no Dia das Crianças é um termômetro, para este ano, ...

Veja mais
Melão de Mossoró tem selo internacional

Comunidade potiguar de fruticultores obteve o selo Comércio Justo [br]e já tem encomenda para a Inglaterra...

Veja mais
Supermercados

4,12% foi o aumento das vendas dos supermercados em agosto, na comparação com agosto do ano passado, infor...

Veja mais
É tempo de alcachofra

Município paulista abre mão da utilização de hormônios vegetais e colhe a safra na &ea...

Veja mais
Comerciantes se adaptam à venda da banana por quilo

Nos três primeiros dias de fiscalização, depois de entrar em vigor a Lei Estadual n. 13.174 que exig...

Veja mais
Queda do dólar não chega ao bolso do consumidor

Cotação da moeda já caiu 23% este ano, mas bebidas e alimentos, cujos preços têm influ...

Veja mais
Sorvetes

Jundiá é a terceira maior marca de sorvetes do país e seu crescimento é a prova de que o set...

Veja mais
Idec recomenda brinquedo com selo

Qual criança não gosta de ganhar brinquedo no dia 12 de outubro? Na pressa, muitos pais deixam para compr&...

Veja mais