Vendas em Minas têm alta de 1,84% em agosto

Leia em 3min

As vendas do setor supermercadista mineiro cresceram 1,84% em agosto, na comparação com o mês anterior. Já em comparação com agosto de 2008, o aumento foi ainda maior: 3,18%. O bom desempenho no período confirma a seqüência de resultados positivos que o segmento vem acumulando no ano. Em julho, foi registrado o maior índice de 2009 até o momento, com alta de 5,64% nos negócios em relação a junho.

 

No acumulado do ano, o setor também registrou crescimento de 2,01% frente ao mesmo período de 2008. Os dados, já deflacionados pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são do Termômetro de Vendas, pesquisa mensal divulgada pela Associação Mineira de Supermercados (Amis).

 

De acordo com a entidade, os empresários atribuíram o bom resultado de agosto ao fator calendário, já que o mês contou com cinco finais de semana, dias em que o movimento nas lojas aumenta consideravelmente.

 

Para o gerente de marketing da rede Bahamas, com lojas em Juiz de Fora, na Zona da Mata, Nelson Júnior, o resultado superou em muito a variação regional mostrada pela pesquisa, que apontou crescimento de 1,87% na Zona da Mata.

 

"Fechamos agosto com acréscimo de 11%. Tirando o ano passado, prejudicado por causa da crise, o segundo semestre é tradicionalmente mais aquecido do que o primeiro. Nossa expectativa é que em setembro o crescimento seja ainda maior, de pelo menos 14%", afirmou Júnior.

 

Segundo ele, antes de fechar os primeiros nove meses de 2009, a rede Bahamas já atingiu o mesmo resultado obtido em todo o ano passado, que foi de alta de 17% no faturamento. "Nossa expectativa é aumentar ainda mais este percentual. Para isso, estamos planejando promoções especiais para os últimos três meses do ano, principalemtne dos produtos sazonais da época, como frutas, carnes e frios", ressaltou.

 

A rede Supermercados BH, com lojas em Belo Horizonte e cidades da região metropolitana da Capital, também comemorou o crescimento de 8% registrado em agosto. Conforme a gerente de marketing do grupo, Graziele Caldeira Soares, este resultado foi conseqüência de uma forte campanha publicitária realizada pelo supermercado durante o período.

 

"Agosto é nosso mês de aniversário. Fizemos uma série de promoções que foram muito divulgadas e resultaram em um aumento expressivo do movimento nas lojas", afirmou.

 

A rede está realizando uma série de investimentos em 2009, com ampliação das lojas. Embora não divulgue o valor dos aportes, até o final do ano, está prevista a inauguração de mais quatro unidades. "No dia 8 vamos inaugurar uma loja no Prado. No mês seguinte, será a vez da unidade de Pedro Leopoldo. As outras duas devem ser abertas até dezembro", disse Graziele.

 

A rede de supermercados Coelho Diniz, que possui oito lojas na região de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, e também vai inaugurar mais duas unidades este ano, registrou acréscimo de 2,4% nas vendas em agosto, segundo o proprietário, Ercílio Diniz Filho.

 

"A confiança do consumidor melhorou muito. A crise já não preocupa mais as pessoas, que voltaram a comprar. Esta atitude refletiu diretamente no resultado das vendas em agosto. Nossa expectativa é que isso se repita em setembro. E tudo indica que isso vai ocorrer", afirmou.

 

Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Azeite Extra Virgem de Agricultura Orgânica

A fabricante espanhola de azeites Borges já disponibiliza no mercado brasileiro um de seus produtos mais exclusiv...

Veja mais
Alta no Dia das Crianças

O tíquete médio dos presentes do Dia das Crianças deste ano não deve passar de R$ 50, segund...

Veja mais
Vendas da DHL crescem 9% no Brasil

Graças, principalmente, ao crescimento do comércio eletrônico e à conquista de novos grandes ...

Veja mais
Discreta, a Novo Mundo avança para Norte e NE

Estratégia: Maior varejista do Centro-Oeste estuda o mercado de capitais   Novo Mundo, a maior varejista d...

Veja mais
Jovens com salário menor puxam a volta do emprego

Para enfrentar a crise, empresas reduziram custos trocando profissionais mais experientes, e com maiores salários...

Veja mais
Salada mais cara na capital catarinense

O impacto negativo do granizo do fim de semana nos preços das verduras, na Grande Florianópolis, come&cced...

Veja mais
Selo do Inmetro indica panela segura

Produtos certificados já estão disponíveis no comércio e selo será obrigatório...

Veja mais
Importados ganham mais espaço nas gôndolas

A queda do dólar frente ao real aumentou a participação dos produtos importados no mix dos supermer...

Veja mais
Mercado faz 140 anos com promessas de mais obras

A intenção é remodelar o principal centro de compras de Porto Alegre para atrair turistas   ...

Veja mais