Com a proximidade do Dia da Criança, consumidor pode gastar menos aproveitando as promoções feitas por sites de grandes redes de varejo. Lojas prometem entregar os produtos em até três dias, sem cobrar nada pelo frete
Na reta final para a compra do presente do Dia da Criança, no dia 12 de outubro, é possível encontrar produtos com mais de 60% de desconto nos sites das principais redes do varejo.
E ainda dá tempo de comprar pela internet. De forma geral, os sites entregam os produtos em até três dias, com frete grátis para compras acima de R$ 99. No Wal Mart.com.br, pedidos de produtos com menos de 10 quilos feitos até as 22h são entregues no dia seguinte, enquanto produtos mais pesados levam mais de 24 horas para serem entregues.
As promoções não têm prazo para terminar e é preciso pesquisar para encontrar as melhores oportunidades. No Submarino, por exemplo, o desconto pode chegar a 66,75% no caso do par de patins da personagem Moranguinho, que sai de R$ 89,90 por R$ 29,90. No Americanas.com, o Baby Car Azul Bebê, da Homeplay, passou de R$ 359 para R$ 179, ou seja, uma redução de 50,3% no preço.
Essas promoções são reguladas pela concorrência. “Se os outros sites baixam os preços, baixamos os nossos também”, conta Flávio Dias, diretor geral de e-commerce do Wal-Mart. Portanto, é preciso ficar atento para aproveitar as melhores oportunidades.
“Os preços estão sempre mudando, mas é possível acompanhá-los de modo mais ágil por meio de sites criados para a data”, explica Dias. A empresa, por exemplo, criou o site Kid+ dentro do WalMart.com.br, na qual divide os produtos para crianças por tipo e até personagem. O Submarino tem o Club Sub e, o Americanas.com, o Planeta Criança.
Além dos descontos, alguns sites fazem sorteios de viagens e prêmios, como o Extra.com.br. O site Americanas.com destaca as condições de pagamento facilitadas. Nele, é possível pagar o presente em até 12 vezes, com parcelas mínimas de R$ 10.
Eugênio Foganholo, diretor da Mixxer, consultoria especializada em varejo, explica que este ano as lojas online não estão realizando grandes promoções - do tipo “50% de desconto em todo o site” - como em anos anteriores porque os preços estão competitivos. “Nos últimos 12 meses os preços subiram menos que a inflação”, afirma Foganholo.
Prioridades
O engenheiro Adriano Farias Ramos, 30 anos, já comprou o presente para os filhos de 4 e 12 anos: pantufas na forma de carrinho e bola de futebol em uma promoção relâmpago.
“Vou comprar uma camisa do time da temporada passada para o mais velho, que está 50% mais barata. Preferimos caprichar no Natal”, conta. Além disso, o orçamento da família está mais apertado este ano.
“Sentimos a alta da alimentação e de gastos com carro. Além disso, estamos economizando para sair do aluguel”, conclui Ramos.
Veículo: Jornal da Tarde - SP