Natal: 70% dos lojistas esperam vender mais

Leia em 2min 40s

A grande maioria dos comerciantes da Região Metropolitana do Rio de Janeiro acredita que o Natal desse ano será melhor do que o do ano passado. De acordo com a pesquisa Opinião do Comércio de Bens, Serviços e Turismo da Federação do Comércio do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ), 70% dos empresários acreditam que as vendas serão maiores em 2009 do que as registradas no ano anterior. Ainda segundo a pesquisa, 20% acham que será igual e 5%, menores. Os varejistas indecisos somaram 5%.

 

Os empresários otimistas acreditam que o faturamento no Natal desse ano será 10% maior do que o de 2008. O levantamento mostra também queda de 63,6% para 58,5% na proporção de comerciantes que farão encomendas para o Natal. De acordo com a Fecomércio, a retração é resultado do aumento dos estoques nos primeiros meses do ano, que não tiveram a saída esperada pelo varejo durante o período de incerteza na conjuntura econômica.

 

Para a entidade, a gradual normalização do crédito, o aumento da massa salarial e a retomada da confiança do consumidor sustentam as previsões otimistas para o fim do ano, que deverá contar ainda com o montante de recursos proveniente da poupança feita durante o pior da crise. O chefe do Núcleo Econômico e de Pesquisas da Fecomércio, Christian Travassos, lembrou que não há ainda pesquisa fechada sobre o faturamento do Dia das Crianças no comércio do Rio de Janeiro, mas a previsão de crescimento era de 11% ante igual período do ano passado.

 

"Houve a retomada de confiança do consumidor de que o pior da crise já passou, que os sinais econômicos começaram a se reaquecer. Confiança, massa salarial mantida e crédito mais forte gera a possibilidade da gente ter um bom natal em 2009, como foi na Páscoa e no Dia das Crianças", afirmou Travassos.

 

A pesquisa Opinião do Comércio de Bens, Serviços e Turismo foi realizada entre os dias 1º e 9 de setembro. Nesse período, foram visitados 1.728 estabelecimentos de 26 diferentes setores de atividade: Supermercado, Açougue, Ótica, Material de Construção, Roupa, Calçado, Farmácia, CD, Magazine, Eletrodoméstico, Veículo, Cine Foto Som, Lavanderia, Cabeleireiro, Diversão, Hotelaria, Papelaria, Joalheria, Lanchonete, Autopeças, Minimercado, Posto de Combustível, Restaurante, Perfumaria, Decoração e Padaria.

 

O presidente do Clube do Lojista do Rio de Janeiro (CDL-Rio) e do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Município do Rio de Janeiro (Sindilojas-Rio), Aldo Gonçalves, disse que está otimista para o Natal, mas acredita que o crescimento no faturamento será entre 5% a 10%. Para ele, o bom desempenho do varejo dependerá muito do ramo do negócio.

 

Gonçalves não concorda que comerciantes de alguns ramos, como o de Moda, por exemplo, diminuam a reposição de seus estoques como apontou a pesquisa, porque a sazonalidade é a regra desse tipo de varejo. Gonçalves afirma que, com a melhora na economia, as classes C e D voltarão a consumir em massa, por não ter mais medo de perda de emprego e de se endividar: "Essas classes precisam comprar e vão procurar suprir as suas necessidades".

 


Veículo: Jornal do Commercio - RJ


Veja também

TV de tubo vive um milagre

Com o seu fim já anunciado, aparelho tradicional mostra resistência diante do encarecimento dos LCDs  ...

Veja mais
Vulcabrás amplia investimentos

O presidente da Vulcabrás, Milton Cardoso, inaugurou , na quinta-feira, na Argentina, uma nova linha de produ&cce...

Veja mais
O perigo ainda não passou

Embora o Carrefour negue que pretenda se desfazer de sua operação no Brasil, secretamente, seus acionistas...

Veja mais
Vendas do comércio crescem pelo 4º mês

Crescimento é de 4,7% em agosto ante o mesmo mês de 2008   As vendas de alimentos prosseguiram em al...

Veja mais
Sabão sustentável

A rede varejista Walmart pretende ampliar uma iniciativa que está ajudando a reduzir a poluição de ...

Veja mais
Super Casas Bahia promete brigar pelas vendas de Natal

Com a proximidade do fim do ano, começam os preparativos para o maior evento de varejo de uma única rede, ...

Veja mais
Lawrence Pih diz que por pouco não vendeu Pacífico para Bunge

Moinhos: Empresário afirma que diferença de valores foi de 10%; multinacional não comenta   ...

Veja mais
Trigo na Argentina

A produção de trigo na Argentina na safra 2009/10 chegaria a 7,5 milhões de toneladas, contra estim...

Veja mais
Faturamento do Ponto Frio avança 12% no trimestre

Sob a gestão do Grupo Pão de Açúcar desde julho, o Ponto Frio já começou a apr...

Veja mais