A grande maioria dos comerciantes da Região Metropolitana do Rio de Janeiro acredita que o Natal desse ano será melhor do que o do ano passado. De acordo com a pesquisa Opinião do Comércio de Bens, Serviços e Turismo da Federação do Comércio do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ), 70% dos empresários acreditam que as vendas serão maiores em 2009 do que as registradas no ano anterior. Ainda segundo a pesquisa, 20% acham que será igual e 5%, menores. Os varejistas indecisos somaram 5%.
Os empresários otimistas acreditam que o faturamento no Natal desse ano será 10% maior do que o de 2008. O levantamento mostra também queda de 63,6% para 58,5% na proporção de comerciantes que farão encomendas para o Natal. De acordo com a Fecomércio, a retração é resultado do aumento dos estoques nos primeiros meses do ano, que não tiveram a saída esperada pelo varejo durante o período de incerteza na conjuntura econômica.
Para a entidade, a gradual normalização do crédito, o aumento da massa salarial e a retomada da confiança do consumidor sustentam as previsões otimistas para o fim do ano, que deverá contar ainda com o montante de recursos proveniente da poupança feita durante o pior da crise. O chefe do Núcleo Econômico e de Pesquisas da Fecomércio, Christian Travassos, lembrou que não há ainda pesquisa fechada sobre o faturamento do Dia das Crianças no comércio do Rio de Janeiro, mas a previsão de crescimento era de 11% ante igual período do ano passado.
"Houve a retomada de confiança do consumidor de que o pior da crise já passou, que os sinais econômicos começaram a se reaquecer. Confiança, massa salarial mantida e crédito mais forte gera a possibilidade da gente ter um bom natal em 2009, como foi na Páscoa e no Dia das Crianças", afirmou Travassos.
A pesquisa Opinião do Comércio de Bens, Serviços e Turismo foi realizada entre os dias 1º e 9 de setembro. Nesse período, foram visitados 1.728 estabelecimentos de 26 diferentes setores de atividade: Supermercado, Açougue, Ótica, Material de Construção, Roupa, Calçado, Farmácia, CD, Magazine, Eletrodoméstico, Veículo, Cine Foto Som, Lavanderia, Cabeleireiro, Diversão, Hotelaria, Papelaria, Joalheria, Lanchonete, Autopeças, Minimercado, Posto de Combustível, Restaurante, Perfumaria, Decoração e Padaria.
O presidente do Clube do Lojista do Rio de Janeiro (CDL-Rio) e do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Município do Rio de Janeiro (Sindilojas-Rio), Aldo Gonçalves, disse que está otimista para o Natal, mas acredita que o crescimento no faturamento será entre 5% a 10%. Para ele, o bom desempenho do varejo dependerá muito do ramo do negócio.
Gonçalves não concorda que comerciantes de alguns ramos, como o de Moda, por exemplo, diminuam a reposição de seus estoques como apontou a pesquisa, porque a sazonalidade é a regra desse tipo de varejo. Gonçalves afirma que, com a melhora na economia, as classes C e D voltarão a consumir em massa, por não ter mais medo de perda de emprego e de se endividar: "Essas classes precisam comprar e vão procurar suprir as suas necessidades".
Veículo: Jornal do Commercio - RJ