Com crescimento estimado em 5,0% para este ano, o varejo de alimentos passa por um momento de retomada dos investimentos, após passada a fase mais crítica da crise econômica. Na sua quinta edição, a Convenção Paraibana de Supermercadistas (Consuper) espera movimentar cerca de 50 milhões de reais em negócios, que constitui um aumento de 30% em relação à edição anterior. Até quaerta=feira, 21. 80 estandes com mais de 200 marcas demonstram o novo impulso do setor.
Segundo Sussumu Honda, presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), que esteve presente na abertura da Consuper, o setor atravessou a crise econômica praticamente ileso. A manutenção da massa salarial e a relativa estabilidade do nível de emprego foram os grandes responsáveis pelo resultado. “Esse resultado positivo mostra que o consumidor brasileiro não efetuou cortes na alimentação, em alguns momentos chegou a incluir outros itens no seu orçamento”, informou Sussumu Honda. Dentro deste cenário os supermercadistas traçam metas otimistas para o próximo ano com boas perspectivas de crescimento.
Responsável por 35% da arrecadação do ICMS do Estado, o setor supermercadista estima aumentar a contratação para atender a demanda das festas de fim de ano. “É uma fase de aperfeiçoamento e crescimento tanto no tocante à qualidade e conforto para os clientes, quanto em aumento no número de lojas, para proporcionar uma cobertura maior de atendimento” explicou Cícero Bernardo da Silva, presidente da Associação Paraibana de Supermercados (ASPB), organizadora do evento.
Na ocasião o presidente da Abras, Sussumu Honda, enfatizou a importância de eventos como este para permitir o acesso das pequenas e micro empresas nas rodadas de negócios do setor. “A Feira possibilita aos pequenos e médios empresários conhecer as inovações e estreitar as relações comerciais com os fornecedores, aumentando a competitividade da empresa no mercado”, pontuou Honda.
Produtores, micro empresários e redes de empresas tiveram lugar de destaque no estande do Sebrae Paraíba. São 162m² divididos entre os produtos apoiados pelos projetos do Sebrae; serviço de orientação empresarial e as redes de negócios. “Trouxemos os próprios produtores e representantes das associações, cooperativas e redes de empresas, para mostrar o seu produto e estreitar o relacionamento com os supermercadistas. Nosso objetivo é atuar como intermediário entre produtores e comerciantes”, declarou Franco Fred, gerente de indústria, comércio e serviços do Sebrae Paraíba.
A convenção marca o calendário de eventos do setor alimentício do Estado. Sete mil pessoas são esperadas, nesses três dias, para conferir as palestras e estandes, realizar parcerias, trocar idéias e informações. . O evento conta com o patrocínio do Sebrae/PB, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal, Prefeitura de João Pessoa, Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, Atacadão Rio do Peixe, Nordil e Sadia.
Veículo: Site Click Paraíba