Coop prevê faturamento de R$ 1,3 bi ao completar 55 anos

Leia em 3min

Detentora de 24% de market share (percentual de mercado) na região do ABC, e considerada como a maior cooperativa de consumo atuante na América Latina, a Cooperativa de Consumo (Coop) completou ontem 55 anos de fundação e tem a previsão de terminar o ano com faturamento de R$ 1,38 bilhão, um crescimento nominal de 10,4%. Com 29 unidades de distribuição em operação, são 25 no modelo tradicional: 17 no ABC Paulista, três em São José dos Campos, duas em Sorocaba, uma em Tatuí, uma em Piracicaba, uma em São Vicente e quatro bandeiras menores Zapt Coop, em Santo André. Apesar de não descartar a possibilidade de atuar em outras regiões, o foco permanece centrado em investimentos no Grande ABC e cidades do interior e do litoral de São Paulo onde a marca já está instalada, segundo o seu presidente da rede, Antonio José Monte.

 

Dentro dessa visão, a Cooperativa já tem em mãos um estudo que identifica pelo menos 22 pontos estratégicos para a implantação de novas unidades. Para José Monte, o mercado está aquecido, tanto que o crescimento de 10,4% para 2009 é considerado como um dos melhores desempenhos dos últimos anos.

 

Ranking

 

No ranking 2008 da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), a Coop ocupava o 11º lugar em fornecimento bruto do setor, o que é um resultado positivo, e alcançado, segundo a empresa, por meio de campanhas de relacionamento junto aos cooperados. Entre as 60 campanhas programadas desde março, boa parte delas está ligada à reconquista dos cooperados inativos, para se ter ideia da forte ação adotada nesse sentido de fidelização.

 

Com um forte plano de expansão, previsto no planejamento estratégico, que estabelece, até 2013, a abertura de uma média de quatro novos pontos de distribuição por ano, a Coop afirma buscar se manter atenta às tendências do setor, por isso adotou a bandeira Zapt Coop - no formato loja de proximidade.

 

A bandeira é similar na concorrência com Extra Bairro, Dia, Extra Perto e Carrefour Bairro, bandeiras concorrentes e criadas para atender ao público que costuma fazer suas compras nas proximidades onde mora, mas regiões com grande circulação de consumidores.

 

No caso da Zapt Coop, há unidades em Santo André, nos bairros de Utinga e Vila Palmares, e uma no formato tradicional em São José dos Campos, que passou a ser a terceira na cidade. Até dezembro, a previsão é inaugurar mais uma loja na cidade de Mauá, no Jardim Itapark, e outra em Santo André, na Vila América.

 

Marca própria

 

Uma das áreas que mais tem crescido no setor supermercadista, e claro na própria gestão da Coop, é a linha de produtos de marca própria, aqui denominada de Coop Plus. São atualmente 515 itens, de 92 categorias, produzidos por 61 parceiros comerciais.

 

Há ainda uma grande linha de produtos de panificação interna, com a marca Delícias da Coop. A área possui 160 produtos, entre diversos panetones, pães especiais, discos para pizza, bolos confeitados e salgados.

 

A rede tem cartão private label Coop Fácil, em parceria com o Banco Bradesco e mantém convênios com cerca de 500 empresas, por meio do Coop Fácil Alimentação e Coop Fácil Drogaria, beneficiando cerca de 10 mil pessoas que adquirem medicamentos e produtos alimentícios com condições especiais.

 

Veículo: DCI


Veja também

Eletroeletrônicos voltam para a lista da logística reversa

Quem comprar um televisor ou lâmpadas fluorescentes também deverá ter assegurados mecanismos de reco...

Veja mais
Real forte impulsiona o comércio popular

Os empresários do chamado varejo popular, com foco nas classes C, D e E, estão animados com a possibilidad...

Veja mais
Projeto mantém redução do IPI até dezembro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva analisa a hipótese de prorrogar a redução do Imposto ...

Veja mais
Indústria têxtil cresce de olho na Copa

A indústria têxtil brasileira está otimista com a perspectiva de crescimento da demanda do setor hot...

Veja mais
Hora de plantar árvores na loja. Enfeite o seu Natal

Muitos comerciantes já começaram a vender produtos de Natal para lojistas e consumidores. E o deste ano pr...

Veja mais
Controle e confiança para reduzir as perdas com furtos

Eliminar o furto é quase impossível, mas dá para reduzir bastante: é preciso contratar espec...

Veja mais
Relação estoque e consumo de açúcar é a menor em 20 anos

A relação entre estoques mundiais de açúcar e consumo é a mais baixa já regist...

Veja mais
Sem alarde, Carrefour entra no Irã

Não houve publicidade para anunciar a abertura do Hyperstar, primeiro hipermercado iraniano no estilo internacion...

Veja mais
STJ limita mix de produtos da Pague Menos

Farmácias: Decisão derruba entendimento de tribunal do Ceará, que permitia venda de itens nã...

Veja mais