A Nestlé, líder mundial do setor alimentar, vai investir US$ 350 milhões em iniciativas fitotécnicas para melhorar a produção sustentável de café nos próximos dez anos. Uma parte dos recursos deve ser aplicada no Brasil.
A empresa é um dos maiores compradores mundiais de café. Hoje, 10% dos grãos usados para a fabricação do Nescafé são obtidos com compras diretas feitas de produtores, e o objetivo é de dobrar essa fatia para 20% até 2015.
Um dos maiores sucessos de venda de Nestlé é o Nespresso, com crescimento de 28% este ano e próximo de chegar aos US$ 3 bilhões. As cápsulas do produto têm um produto de melhor qualidade.
Petraea Heynike, uma das vice-presidentes da empresa, disse que há investimentos na melhora do café no Brasil e que as operações continuarão para ajudar o produtor a obter produtividade melhor. Além disso, a Nestlé investirá US$ 110 milhões no mesmo tipo de iniciativa na produção de cacau. A iniciativa ocorre sob uma forte alta das cotações da amêndoa.
A executiva disse que a falta de cacau elevou o preço ao maior nível em quase três anos - a produção aumentou 14%, enquanto o consumo dobrou nas últimas duas décadas. As vendas de produtos de chocolate da Nestlé subiram 4% até setembro deste ano.
Veículo: Valor Econômico