Na contramão das tendências de apuração dos desejos do consumidor que têm norteado o planejamento das campanhas publicitárias, a agência Africa está apostando na otimização do planejamento estratégico para as campanhas de seus grandes clientes, como Brahma, Vivo, Itaú e Mitsubishi. Ela acaba de fechar uma parceria com a consultoria MindRoads, especializada em análise do comportamento do consumidor por meio de um sistema de pesquisa que explora o universo das relações inconscientes dos indivíduos com produtos e serviços e busca definir anseios comuns para as marcas.
"Queremos formar um banco de dados com assuntos que são importantes para aplicar em diferentes projetos de comunicação", comentou Pedro Cruz, vice-presidente de Planejamento da agência.
A consultoria está realizando pesquisas que englobam temas como futebol e telefonia, que servirão como drive para campanhas de massa da agência. "As pesquisas explorarão três frentes: relacionamento com categorias de produtos, relacionamento com as marcas e assuntos de interesse geral", explicou.
A consultoria acaba de concluir um estudo sobre a percepção que os consumidores têm da Copa do Mundo e da seleção brasileira, que já foi utilizado para o planejamento de campanhas da Brahma. Em 2010, os resultados do estudo também serão utilizados nas campanhas de Itaú e Vivo.
O método que a MindRoads utiliza, denominado ZMet, foi desenvolvido na Escola de Negócios de Harvard e vem sendo adotado no mundo todo por anunciantes como a Coca-Cola, Unilever, Frito Lay e Microsoft e até pelo Partido Democrata norte-americano.
Segundo Josiah Foster, fundador da MindRoads e um dos desenvolvedores do método de pesquisa utilizado pela empresa, a ferramenta tem sido procurada por grandes marcas globais interessadas em otimizar o custo das campanhas globais de marketing. "Há cerca de 20 a 25 metáforas que são compartilhadas pelos consumidores em todo o mundo. A idéia de conexão, por exemplo, é uma delas."
Veículo: DCI