Agência Africa investe em dados para as campanhas de massa

Leia em 1min 40s

Na contramão das tendências de apuração dos desejos do consumidor que têm norteado o planejamento das campanhas publicitárias, a agência Africa está apostando na otimização do planejamento estratégico para as campanhas de seus grandes clientes, como Brahma, Vivo, Itaú e Mitsubishi. Ela acaba de fechar uma parceria com a consultoria MindRoads, especializada em análise do comportamento do consumidor por meio de um sistema de pesquisa que explora o universo das relações inconscientes dos indivíduos com produtos e serviços e busca definir anseios comuns para as marcas.

 

"Queremos formar um banco de dados com assuntos que são importantes para aplicar em diferentes projetos de comunicação", comentou Pedro Cruz, vice-presidente de Planejamento da agência.

 

A consultoria está realizando pesquisas que englobam temas como futebol e telefonia, que servirão como drive para campanhas de massa da agência. "As pesquisas explorarão três frentes: relacionamento com categorias de produtos, relacionamento com as marcas e assuntos de interesse geral", explicou.

 

A consultoria acaba de concluir um estudo sobre a percepção que os consumidores têm da Copa do Mundo e da seleção brasileira, que já foi utilizado para o planejamento de campanhas da Brahma. Em 2010, os resultados do estudo também serão utilizados nas campanhas de Itaú e Vivo.

 

O método que a MindRoads utiliza, denominado ZMet, foi desenvolvido na Escola de Negócios de Harvard e vem sendo adotado no mundo todo por anunciantes como a Coca-Cola, Unilever, Frito Lay e Microsoft e até pelo Partido Democrata norte-americano.

 

Segundo Josiah Foster, fundador da MindRoads e um dos desenvolvedores do método de pesquisa utilizado pela empresa, a ferramenta tem sido procurada por grandes marcas globais interessadas em otimizar o custo das campanhas globais de marketing. "Há cerca de 20 a 25 metáforas que são compartilhadas pelos consumidores em todo o mundo. A idéia de conexão, por exemplo, é uma delas."

 

Veículo: DCI


Veja também

Feira de orgânicos promete atrair 10 mil visitantes em SP

O setor de feiras e eventos continua bastante aquecido no País. Agora, com a expectativa de atrair um públ...

Veja mais
TodoDia abre 2ª loja na região de Osasco

Para ampliar o poder de competição de sua rede supermercadista, o Walmart Brasil investiu R$ 5 milhõ...

Veja mais
Importadores pressionam por abertura do mercado de café

A cafeicultura brasileira está sendo pressionada para iniciar uma abertura de mercado. Os importadores do caf&eac...

Veja mais
Varejistas preparam-se para o Natal com reforço na logística

A preparação para evitar problemas de armazenamento e entregas no final do ano, em função do...

Veja mais
Mudança de manejo eleva lucro do leite

Em 24 hectares de pasto, com 17 vacas, o produtor José Carlos Gomes de Almeida, de Salto de Pirapora, regiã...

Veja mais
Quilo do açúcar sobe 13,53% em um mês

Em um único mês, o preço do açúcar subiu nada menos que 13,53% na Grande São Pa...

Veja mais
O jeito zen de fazer negócios

Ter um negócio de produtos ou serviços "zen" pode fazer bem ao bolso, além do espírito. Cons...

Veja mais
Comitê Abras de Farmácia realizará palestra para os profissionais farmacêuticos

O Comitê Abras de Farmácia (CAF) realizará no dia 09 de novembro, na sede da Abras, em São Pa...

Veja mais
Johnson&Johnson aposta em parcerias

A Johnson & Johnson vai adquirir mais participações minoritárias e forjar alianças com c...

Veja mais