O setor de feiras e eventos continua bastante aquecido no País. Agora, com a expectativa de atrair um público aproximado de 10 mil participantes, para acompanhar palestrantes de diversas partes do mundo, que vão discutir a sustentabilidade na agricultura e a economia verde, São Paulo sediará, de 28 a 30 deste mês, a 7ª edição do maior encontro de agricultura sustentável da América Latina, o BioFach/Expo Sustentat, no Transamérica Expo Center.
Paralelamente ao encontro ocorrerá a feira de produtos orgânicos, que deverá contar com mais de 300 expositores, de olho nas oportunidades para fazer contatos e negócios envolvendo produtos orgânicos certificados.
Uma das entidades que marcará presença no evento é a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A ideia é promover as exportações de produtos orgânicos, que há seis anos começaram a participar da Biofach, em Nuremberg, na Alemanha.
"Os produtos orgânicos brasileiros atendem essas tendências identificadas pela Apex-Brasil e estão cada vez mais presentes nas prateleiras de supermercados e lojas especializadas de países como Estados Unidos, Canadá e Emirados Árabes", explica o gestor do projeto Organics Brasil, Eduardo Caldas. "Exatamente por isso, convidamos distribuidoras e atacadistas destes três mercados para rodadas de negócios com as empresas brasileiras", completa.
Distribuidoras internacionais
Segundo a Apex, 11 empresas do Projeto Organics Brasil participarão da Biofach com estandes próprios, com itens como cereais, biscoitos, cafés, sucos naturais e chás, ingredientes e aditivos para uso nas indústrias de alimentos, entre outros. O Organics Brasil é um dos 70 projetos de promoção de exportações desenvolvidos pela Apex-Brasil, em parceria com entidades setoriais, e empresas de diversos países expondo no pavilhão.
Dentre as empresas convidadas para a Biofach estão três redes distribuidoras de orgânicos dos Estados Unidos, duas empresas canadenses e o único distribuidor e varejista do setor orgânico nos Emirados Árabes. As internacionais trazidas são H-E-B, New Day Internacional, Third Coast Produce, Organic Foods & Café, N2 Ingredients e Bio-Bianca Organic.
Seus representantes vão se reunir com cerca de 50 exportadores brasileiros, para negociar não apenas alimentos e bebidas, mas também outros produtos orgânicos - limpeza, tecido, cosmético, insumos e serviços de certificadoras brasileiras.
O Organics Brasil abrange 71 empresas, que em 2008 exportaram US$ 58 milhões, e, no primeiro semestre de 2007, exportaram US$ 36 milhões para países como Estados Unidos, Japão, Alemanha, França, Itália e Reino Unido. Esta será a última edição de 2009 da Biofach, que este ano aconteceu também na Alemanha, Estados Unidos, China, Índia e Japão.
Programa
No evento, a previsão é que o secretário de Estado do Meio Ambiente, Xico Graziano, faça a abertura e anuncie a criação de um Programa de Agricultura Sustentável da pasta de meio ambiente do estado.
O Programa visa incentivar a produção de produtos orgânicos no estado e já conta com um projeto piloto na região da Guarapiranga, zona sul de São Paulo, que vai envolver 500 agricultores em uma área de seis mil hectares.
Veículo: DCI