Quilo do açúcar sobe 13,53% em um mês

Leia em 1min 30s

Em um único mês, o preço do açúcar subiu nada menos que 13,53% na Grande São Paulo. Levantamento realizado pela consultoria GFK mostra que o produto registrou uma alta bastante expressiva, de agosto para setembro, em várias regiões do País (veja ao lado). Mas São Paulo ficou acima da média nacional, que foi de 7,22% no mês.

 

A mesma pesquisa mostra que, nos últimos 12 meses, o preço do quilo do açúcar registrou um aumento de 43,05%. Só em 2009, ele já ficou 36,29% mais caro. Isso fez com que os gastos médios da família com a compra mensal do produto passassem de R$ 7,66 em janeiro para R$ 10,44 em setembro.

 

Mas os aumentos agora devem arrefecer. “Os preços já subiram muito”, ressalta Marco Aurélio Lima, diretor de varejo da GFK. “Por isso, acredito que a partir de agora os valores devem subir, mas em velocidade menor. E daqui a dois meses devem estacionar, porque não há mais espaço para muitos aumentos”, afirma.

 

Lima atribui a alta do preço, em parte, à especulação do mercado. “No ano passado, o açúcar foi uma das únicas commodities (mercadorias cotadas em bolsas internacionais) que não tiveram reajuste”, diz. “Agora os produtores querem compensar.”

 

Outra razão para o aumento seria a disputa do açúcar com o etanol. “Com o etanol em alta, os produtores de cana de açúcar direcionam sua produção para o etanol, em detrimento do açúcar refinado e cristal”, justifica.

 

Lima destacou que a diferença de preços entre as regiões analisadas se deve ao repasse dos custos de frete.

 

Veículo: Jornal da Tarde - SP


Veja também

Mudança de manejo eleva lucro do leite

Em 24 hectares de pasto, com 17 vacas, o produtor José Carlos Gomes de Almeida, de Salto de Pirapora, regiã...

Veja mais
O jeito zen de fazer negócios

Ter um negócio de produtos ou serviços "zen" pode fazer bem ao bolso, além do espírito. Cons...

Veja mais
Comitê Abras de Farmácia realizará palestra para os profissionais farmacêuticos

O Comitê Abras de Farmácia (CAF) realizará no dia 09 de novembro, na sede da Abras, em São Pa...

Veja mais
Johnson&Johnson aposta em parcerias

A Johnson & Johnson vai adquirir mais participações minoritárias e forjar alianças com c...

Veja mais
Brasil impulsiona margens da Electrolux na AL

As margens de lucro da Electrolux na América Latina registraram um forte aumento no terceiro trimestre, impulsion...

Veja mais
Moinho Paulista lança Panetone Nita e Choconita

Para fortalecer sua participação no varejo, empresa santista investe na ampliação da sua lin...

Veja mais
Nova parceria busca impulsionar vendas de orgânicos no país

Dois conhecedores de peso do mercado de alimentos orgânicos no Brasil decidiram juntar seus conhecimentos para imp...

Veja mais
Moinho Paulista tem nova marca

Nita Alimentos é a nova assinatura da marca de varejo Moinho Paulista, que investiu no lançamento do Panet...

Veja mais
Varejo investe em arquitetura e visual para ampliar vendas

Investir no planejamento estratégico do ponto-de-venda (PDV) para melhorar a interação consumidor-l...

Veja mais