Pão de Açúcar registra R$ 171,04 milhões de lucro líquido

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Aumentar o número de lojas e segmentos de atuação fez bem rapidamente ao Pão de Açúcar . O grupo , que voltou a ser líder do setor de varejo do País com a compra do Ponto Frio em junho, anunciou nesta quinta-feira lucro líquido de R$ 171,04 milhões no terceiro trimestre de 2009, duas vezes e meia maior do que o registrado um ano antes. Desconsiderando a aquisição da rede de eletroeletrônicos, o lucro líquido de julho a setembro foi de R$ 206,7 milhões, crescimento de 210% em relação aos R$ 66,6 milhões apurados em meses equivalentes de 2008.

 

O resultado positivo do Pão de Açúcar é atribuído pela empresa ao aumento nas vendas e contenção de despesas. O grupo também informa que recebeu o pagamento pelo Itaú Unibanco de R$ 600 milhões relativo à renegociação no fim de agosto de contrato da Financeira Itaú CBD (FIC).

 

"Todas as bandeiras do grupo registraram crescimento, em fluxo de clientes e tíquete médio. É importante, pois o resultado não se dá por aumento de preço, o que permite dizer que deve ter ocorrido ganho de participação de mercado", afirmou o vice-presidente executivo do Grupo Pão de Açúcar, Enéas Pestana.

 

A receita bruta de vendas do Grupo Pão de Açúcar no terceiro trimestre ficou em R$ 6,931 bilhões. Excluindo o resultado do Ponto Frio, o grupo registrou R$ 5,652 bilhões de julho a setembro, crescimento de 11,8% em relação ao R$ 5,055 bilhões apurados em iguais meses de 2008. A receita líquida do período ficou em R$ 6,151 bilhões. Desconsiderando o resultado da rede Ponto Frio, a receita líquida foi de R$ 5,074 bilhões, crescimento de 15,2% ante os R$ 4,407 bilhões apurados de julho a setembro de 2008.

 

A geração operacional de caixa medida pelo Ebitda (lucro antes de juros, taxas, depreciação e amortização) alcançou R$ 349,9 milhões no terceiro trimestre deste ano e margem Ebitda de 5,7%. Desconsiderando o resultado do Ponto Frio, o indicador ficou em R$ 356,3 milhões crescimento de 0,39% em relação aos R$ 354,9 apurados em igual trimestre de 2008. A margem Ebitda sem os resultados do Ponto Frio ficou em 7% de julho a setembro deste ano, 1,1 ponto percentual abaixo do 8,1 % registrado um ano antes.

 

FUTURO. Os investimentos do grupo somaram R$ 215,7 milhões no terceiro trimestre deste ano, ante R$ 107,0 milhões aplicados em período equivalente de 2008. No trimestre, os recursos foram destinados à abertura de 11 novas lojas em São Paulo sendo sete unidades Extra Fácil, duas lojas Assai, um Extra Hipermercado e uma loja Pão de Açúcar. Nos nove meses acumulados de 2009, os investimentos totalizaram R$ 429,8 milhões, em comparação aos R$ 330,8 milhões de igual período do ano anterior.

 

Pestana não disse quanto será o investimento em 2010, mas afirmou que deverá ser maior do que o aplicado este ano. "Não podemos anunciar o investimento para o ano que vem. Podemos dizer que vamos começar o ano com um plano muito agressivo de crescimento orgânico, que só deixaria de acontecer se houvesse alguma aquisição", destacou Pestana.

 

Veículo: Jornal do Commercio - RJ


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