A atratividade do Grande ABC para as gigantes varejistas cresce, com redes como Walmart, Coop e Grupo Pão de Açúcar avançando, de olho no potencial de consumo das classes emergentes. Para especialistas, o público consumidor da região teve o acesso ao crédito ampliado e ampliou também a quantidade de itens consumidos na cesta de compras.
São indicativos como esses que motivaram a norte-americana Walmart, a maior varejista do mundo, a abrir três unidades da marca TodoDia neste ano. "O Grande ABC está sempre em nosso foco", afirma a empresa.
Foram investidos R$ 15 milhões nas lojas localizadas em Diadema e Santo André e gerados 50 postos de trabalho diretos em cada uma delas. O grupo destaca ainda que a primeira loja da marca de "atacarejo" Maxxi no Estado de São Paulo foi aberta em Diadema.
Apesar de não haver previsão de mais inaugurações entre as sete cidades da região para este final de ano, o grupo administra nove pontos de venda distribuídos entre as bandeiras Sam´s Club, Walmart, TodoDia e Maxxi.
A supermercadista iniciou as operações no País há 14 anos com uma unidade em São Caetano.
No mesmo caminho está a Coop (Cooperativa de Consumo), que espera encerrar o ano com 31 lojas principalmente no Grande ABC, que concentra 21 deste total. De acordo com Antonio Carlos Cattai, diretor financeiro da Coop, neste ano foram abertos dois pontos da bandeira Zapt Coop (loja de proximidade) e até dezembro serão mais dois no modelo tradicional, sendo uma em Santo André e outra em Mauá.
O quadro de associados da varejista alcança 1,5 milhão de cooperados, sendo 825,8 mil na região. Destes, 70% fazem compras constantemente e os 30% restantes são de consumidores esporádicos.
RESULTADOS
O Grupo Pão de Açúcar, maior varejista do País e que tem 22 lojas na região
distribuídas entre Extra, Pão de Açúcar, CompreBem e Assai, divulgou ontem seus resultados financeiros do terceiro trimestre, contabilizando lucro líquido de R$ 171 milhões, valor que corresponde a alta de 156,7% em relação a igual período de 2008.
No terceiro trimestre deste ano foram abertas as portas de 11 lojas em São Paulo, porém, a empresa não soube precisar quantas delas foram no Grande ABC.
Foram investidos R$ 92,1 milhões nesta expansão e R$ 84,5 milhões na reforma de algumas unidades. No acumulado dos nove meses do ano, os aportes somam R$ 429,8 milhões.
De acordo com Enéas Pestana, vice-presidente executivo do grupo, o orçamento para 2010 ficará bem acima dos R$ 750 milhões projetados para este ano.
LUCRO
O Walmart também divulgou ontem, nos Estados Unidos, que no terceiro trimestre cresceu 3,2%, atingindo lucro de US$ 3,25 bilhões. No mercado internacional, as vendas aumentaram 1,6% e o lucro caiu 5,3%.
Veículo: Diário do Grande ABC