Vendas no varejo cresceram 0,3% em setembro

Leia em 2min 40s

Ante igual período de 2008, a expansão foi de 5%, com os supermercados respondendo por 90% do índice

 

A manutenção dos ganhos no poder de compra dos trabalhadores e a redução de tributos sobre as vendas de automóveis garantiram o bom desempenho do comércio varejista em setembro, segundo dados do IBGE divulgados ontem. As vendas do setor aumentaram 0,3% ante agosto e 5% ante igual mês de 2008. O segmento de hiper e supermercados respondeu por 90% do crescimento em relação a setembro de 2008.

 

As vendas do varejo são calculadas pelo instituto de duas formas: varejo geral e ampliado. No caso do geral - dado oficial do IBGE -, são excluídos os resultados de veículos e material de construção, incorporados no resultado ampliado.

 

No ampliado, os dados são computados como material de análise, mas não são o dado oficial porque não é possível separar, nos segmentos que o compõem, o atacado do varejo.

 

A expansão do varejo ampliado foi de 3% em setembro, na comparação com agosto, acima do varejo em geral, porque as vendas de veículos, motos, partes e peças aumentaram 9,1% nessa comparação, além de terem subido 18,9% ante setembro do ano passado.

 

O técnico da Coordenação de Serviços e Comércio do IBGE, Reinaldo Pereira, avalia que houve antecipação da compra de automóveis pelos consumidores, já que setembro foi o último mês de vigência integral dos benefícios da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para esses produtos.

 

Na avaliação de Pereira, o desempenho do varejo prossegue sustentado pelo aumento da massa salarial, a estabilidade no emprego, a inflação controlada e a recuperação do crédito.

 

Ele observou que todos esses fatores estão beneficiando, sobretudo, o desempenho de hiper e supermercados, segmento que tem o maior peso na pesquisa (cerca de 30%) e já apresenta um crescimento de 7,7% nas vendas no acumulado de janeiro a setembro deste ano.

 

Luiz Góes, diretor da consultoria Gouvêa de Souza, concorda que o segmento de supermercados vem crescendo acima da média geral nos últimos meses por causa do aumento da massa salarial e da baixa inflação. "A expectativa é que o setor continue crescendo bem acima da média do varejo no período de Natal", diz.

 

Pereira atribui sobretudo aos reajustes de preços o mau desempenho do segmento de tecidos e vestuário, que teve queda de 6,6% em relação a setembro de 2008, na 11º piora seguida na comparação com igual mês do ano anterior. Neste ano, a queda nas vendas é de 6,2%.

 

Segundo os últimos resultados do IPCA, o vestuário acumula um aumento de preços de 4,70% de janeiro a outubro, acima da inflação (3,5%). Mas, para Góes, os resultados negativos nesse segmento decorrem da preferência do consumidor pela compra de alimentos e bens duráveis.

 

Pereira considera difícil o varejo repetir em outubro o desempenho de 2008, de expansão de 9,1% ante setembro, mas avalia que os resultados são robustos e mostraram resistência à crise.

 

Veículo: O Estado de S.Paulo


Veja também

Inserção nos alimentos deve crescer

Milho é ingrediente de vários produtos; Maizena já foi rotulada   O aumento no uso de sement...

Veja mais
Doce desfecho

Um processo de recuperação judicial de mais de três anos chegou ao fim em outubro na fabricante de b...

Veja mais
Barry Callebaut revê para baixo projeção de vendas e lucro

A Barry Callebaut, maior fabricante mundial de chocolate para fins industriais, reduziu suas previsões, formulada...

Veja mais
Pão de Açúcar tem salto no lucro, mas queda nas ações

Varejo: Margem operacional cai com números do Ponto Frio, mas expectativa de sinergias sobe.   A consolida...

Veja mais
Walmart prevê queda de vendas no quarto trimestre

Supermercado: No terceiro trimestre, custo menor fez lucro subir 3,2%   O Walmart registrou aumento de 3,2% nos l...

Veja mais
Riachuelo já inicia "guerra" pelo Natal

As varejistas não esperaram dezembro para deflagrar a "guerra" de Natal. Enquanto algumas redes baixaram os pre&c...

Veja mais
Novas soluções para a geração Y

Gestão: Grandes empresas se empenham para conquistar e manter os jovens em seus quadros.  As organiza&ccedi...

Veja mais
Ultra prevê nova fase de consolidação

Grupo quer crescer no Norte, Nordeste e Centro-Oeste   O período de consolidação na distribu...

Veja mais
Freio às TVs beberronas

O estado americano da Califórnia está prestes a aprovar uma lei forçando os fabricantes de eletroel...

Veja mais