Marca própria amplia mercado

Leia em 2min 20s

Faturamento desses produtos cresceu 7% e atingiu 49,3% da população brasileira.


 
Grupo Carrefour possui, nas gôndolas, cerca de 1,4 mil itens de marca própria


 
Depois de registrar aumento de 7% em faturamento em 2009 e de conquistar o carrinho de compras de 49,3% da população brasileira ou 18,2 milhões de consumidores no primeiro semestre deste ano, a quarta geração dos produtos de marca própria (alimentos, medicamentos, têxteis e eletrônicos), com mais de 55,752 mil itens disponíveis, quer mais. A participação desse segmento no setor de autosserviço no primeiro semestre de 2009 foi de 5,6% e a projeção para 2010 é ainda mais otimista.

 

Divulgado dia 16, o 15º Estudo Anual Nielsen, fruto de uma parceria entre a Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização (Abmapro) e da Nielsen Company, apontou que a quantidade de itens de marcas próprias nas gôndolas e prateleiras cresceu 22,7% neste ano. A consulta foi realizada entre agosto de 2008 e julho deste ano, com 684 empresas de autosserviço, das quais 165 (24%) oferecem esses produtos.

 

De acordo com a sociafundadora, diretora e coordenadora do Comitê de Marketing Comercial da Abmapro, Loredana Lacava, a evolução dos produtos marca própria é o que explica o nível de incremento registrado em 2009 apesar da crise financeira mundial.

 

"Os produtos marca própria têm pai e mãe: o detentor da marca e a indústria. Diferente do passado, hoje esses dois setores investem em conceitos de produtos, inovação, embalagem e atendimento das necessidades dos consumidores", afirmou.

 

Ainda de acordo com Loredana Lacava, há alguns produtos marca própria que têm uma formulação específica, sem similares das outras, tradicionais. Essa é parte da estratégia utilizada para modificar a imagem dessas mercadorias e torná-las competitivas e atraentes também no pós-crise financeira mundial.

 

Segundo a pesquisa, os produtos de consumo básico ainda são os mais procurados. Entre eles, leite asséptico, óleo vegetal e azeite, papel higiênico, arroz, açúcar, bolachas e biscoitos, feijão, pães e bolos, iogurtes e panetones. Juntas, essas categorias somaram R$ 786,9 milhões em vendas no autosserviço.

 

Entretanto, o estudo mostra que eletrônicos e têxteis também estão ganhando a preferência e a confiança do consumidor final. No primeiro caso, o número de itens disponíveis passou de 605 para 1,122 mil, o que representa um salto de 85,5% a mais de ofertas em acessórios para computadores, rádios e TV, pen drives, mouses, teclados, entre outros. "São produtos com maior valor e essa preferência sinaliza para a confiança do consumidor", afirmou. Já o segundo grupo registrou incremento de 48,2%, passando de 16,484 mil itens para 24,426 mil produtos disponíveis.

 


Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Leite chega a R$ 1,49 nos supermercados

O leite de caixinha voltou a cair e está se aproximando dos valores do começo do ano. De acordo com Martin...

Veja mais
Supermercados ampliam estoques

Crescem as encomendas natalinas dos pequenos estabelecimentos junto às centrais de compras em Minas.  As ce...

Veja mais
Indústria poderá ter de importar algodão

A indústria têxtil brasileira precisará importar algodão entre janeiro e junho de 2010, infor...

Veja mais
De filha para mãe

Mais jovem do que a Trifil, a marca Scala, que pertence ao mesmo grupo, ensina à grife mais antiga como fazer suc...

Veja mais
Vigor no seu freezer

Pela primeira vez em 90 anos de história, a Vigor estende sua marca para vender de pizzas a raviólis, de h...

Veja mais
O sabor das frutas secas está de volta à mesa do brasileiro

Com preços menores, frutas secas devem incrementar ainda mais as festas de fim de ano dos brasileiros. A maior pa...

Veja mais
Leite longa vida tem redução de 9% nos supermercados

O preço do leite em caixinha (embalagem longa vida) voltou a cair e está se aproximando dos valores do com...

Veja mais
Rede de supermercados abre 760 vagas temporárias para a Bahia

O grupo varejista Walmart está abrindo 760 vagas temporárias para suas unidades na Bahia - Bompreço...

Veja mais
Para criar marcas com apelo global, fabricantes modernizam gestão

Hoje, entre os executivos que formam o conselho de administração da Samsung, a maioria já é ...

Veja mais