Nova versão do PJe incorpora tecnologia que promove acessibilidade com ferramentas de leitura de tela

Leia em 2min 40s

Documentos de imagem em formato PDF serão legíveis com uso da tecnologia OCR.

A fim de otimizar a rotina de trabalho e ampliar a inclusão de pessoas com deficiência visual que utilizam o Processo Judicial Eletrônico (PJe) da Justiça do Trabalho, a versão 2.11 do sistema incorpora funcionalidade que viabiliza a leitura de documentos digitalizados com ferramentas de leitura de tela.

Na nova versão, os documentos de imagem em formato PDF serão legíveis com o uso do recurso OCR (sigla em inglês para reconhecimento de caracteres óticos). Por meio dessa tecnologia, as pessoas que usam leitores de tela como o NVDA (Nonvisual Desktop Access) conseguem lê-lo.

A implantação nos Tribunais Regionais do Trabalho começa a partir da próxima semana e deve estar à disposição dos usuários até o final de agosto.

Como usar 

Com a funcionalidade, basta abrir a aba com o documento desejado e clicar na opção “extrair o texto do PDF”. O sistema ainda permite gerar um arquivo com o texto extraído ou copiar o resultado para depois ser colado em um arquivo com o formato de preferência.

Acessibilidade ampliada 

O presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior do Trabalho (CSJT), ministro Lelio Bentes Corrêa, destacou que a nova versão do PJe é mais um passo institucional importante para ampliar suas políticas de inclusão e acessibilidade. “O acesso à Justiça é um direito de todas e todos, por isso, a Justiça do Trabalho precisa eliminar todas as barreiras para quem utiliza seus serviços”, afirmou. “Além de buscar meios para tornar a tramitação mais célere e eficiente, é imprescindível fazer com que essas mudanças atendam todas as necessidades dos usuários”, completou.

Segundo Maria Villela de Souza Ferreira, coordenadora do Subcomitê Nacional de Acessibilidade para Sistemas Nacionais (SNAcessibilidade) da Justiça do Trabalho, os atuais leitores de tela são incompatíveis com arquivos de textos digitalizados como imagem, como é o caso dos documentos inseridos no PJe. 

A nova funcionalidade com tecnologia OCR estará disponível no próprio sistema, de modo que todos os usuários terão acesso ao recurso de forma mais dinâmica, garantindo a quem usa o NVDA muito mais eficiência em suas atividades. “Pessoas com deficiência visual como eu, que fazem uso desses softwares, não conseguem realizar a leitura do conteúdo”, explica. “É necessário o auxílio de um aplicativo OCR que nem sempre está disponível para todos, pois é um programa que deve ser adquirido pelo usuário e tem custo elevado”, completou.

Linha do tempo 

A coordenadora do SNAcessibilidade explica que a dificuldade de acesso aos documentos em PDF no PJe é uma barreira enfrentada por pessoas com deficiência visual há bastante tempo. Ela destaca que outras funcionalidades estão sendo desenvolvidas, como uma tabela para exibição dos documentos e movimentos na linha do tempo dos processos, que permitirá o acesso às informações de forma mais ágil.

Segundo ela, todas as contribuições de membros do subcomitê ou de servidoras e servidores de outros órgãos do Judiciário Trabalhista visam auxiliar pessoas com e sem deficiência. “Nosso trabalho é para permitir que as pessoas com deficiência tenham ampla e plena participação, em igualdade de condições, nos mais variados âmbitos da sociedade, inclusive no mundo do trabalho”, conclui.

(Andrea Magalhães/CF/AJ)

Fonte: CSJT – 19/08/2024


Veja também

Receita amplia regularização de débitos tributários decorrentes de decisões favoráveis no Carf

A Receita Federal publicou a Instrução Normativa RFB nº 2.205, de 23 de julho de 2024, que dá nova roupagem à reg...

Veja mais
TJ-SP extingue lote de execuções fiscais por falta de interesse de agir

A 18ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve decisão da 3ª Vara da Fazenda Públic...

Veja mais
Depósito em juízo de dívida interrompe prazo prescricional, diz TJ-MG

O ajuizamento de ação de consignação em pagamento, com o depósito em juízo do valor de uma dívida, configura reco...

Veja mais
CAE debate regulamentação da reforma tributária na terça-feira

A regulamentação da reforma tributária, prevista no Projeto de Lei Complementar (PLP) 68/2024, será tema de mais u...

Veja mais
Alerta para tentativa de fraude em nome da Anvisa

A Anvisa tem recebido denúncias e solicitações de informação sobre o recebimento de e-mails fraudulentos, supostame...

Veja mais
STJ admite honorários arbitrados com base em valor penhorado em execução fiscal

De maneira excepcional e em um caso peculiar, a 2ª Turma do Superior Tribunal de Justiça admitiu a fixação de honor...

Veja mais
Indeferimento de desconsideração da personalidade jurídica impede novo pedido no mesmo processo

A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que o trânsito em julgado da decisão que indefere o pe...

Veja mais
Receita Federal abre a partir de 30 de agosto prazo para autorregularização do Perse

A Receita Federal abrirá prazo de autorregularização para os contribuintes que usufruíram indevidamente do benefíci...

Veja mais
Caixa passa a permitir pagamentos de depósitos judiciais da Justiça Federal via Pix

A Caixa Econômica Federal passou a permitir o pagamento de depósitos judiciários à Justi&cced...

Veja mais