A finalidade é ajudar a indústria a lidar com o tema de forma estruturada e alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), da Organização das Nações Unidas (ONU)
A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) e a KPMG acabam de lançar a 3ª edição do “Guia ESG do Setor Supermercadista” que traz os 20 indicadores eleitos pelos empresários para mensurar os dez aspectos ESG definidos para o varejo alimentar divididos em três perspectivas (ambiental, social e governança). A finalidade é ajudar a indústria a lidar com o tema de forma estruturada e alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), da Organização das Nações Unidas (ONU). Para realizar o documento, foram consultados, em agosto deste ano, executivos de 1.250 empresas.
Durante participação na ABRAS’24 food retail future, o vice-presidente de Ativos Setoriais da ABRAS, Rodrigo Segurado, declarou “esse é um momento muito especial. Nós fizemos o primeiro guia em 2023. Depois, avançamos no segundo que traz os indicadores, com os dez objetivos ESG que o setor supermercadista deveria medir. Desta vez, na terceira edição, nós fizemos uma pesquisa para que vocês, varejistas, pudessem escolher os melhores indicadores para cada um dos dez objetivos”.
Para o sócio líder de consumo e varejo da KPMG no Brasil e na América do Sul, Fernando Gamboa, “a agenda ESG tem avançado em um ritmo sem precedentes. A entrada de novos atores como investidores, reguladores, jovens, formadores de opinião colocou o tema no dia a dia dos negócios. São necessárias ações que ajudam a reduzir a pobreza, a discriminação, contaminações, regenerar ecossistemas, promover princípios éticos, entre outras. E o setor de varejo tem um papel importante nessa jornada”.
Já para o vice-presidente da ABRAS, Paulo Pompílio, “o lançamento desta terceira edição do Guia ESG do Setor Supermercadista Brasileiro é um passo significativo para o varejo alimentar no país, ajudando empresas de todos os tamanhos a incorporar práticas de sustentabilidade e responsabilidade social em suas operações”. Estamos comprometidos em liderar o setor na adoção de ações que promovam ética, transparência e um futuro mais sustentável”.
O vice-presidente de Relações Institucionais e Administrativo da ABRAS, Marcio Milan, agradeceu a todos que participaram na elaboração desse rico material. “A representatividade dos respondentes foi de 25% dos participantes do ranking. Foram 120 empresas supermercadistas que responderam essas questões. Dessas, 12 empresas, que participaram, fazem parte do topo do ranking. Ou seja, das 30 maiores empresas supermercadistas do País. Portanto, são dados muito relevantes”, destacou.
Os dez objetivos ESG e os respectivos indicadores primário e secundário para o varejo alimentar apontados pelo guia são os seguintes:
Ambiental:
1 – Gestão de resíduos e a logística reversa de embalagens: volume de resíduos gerados; taxa de reciclagem;
2 – Redução de emissões de gases refrigerantes: eficiência energética dos sistemas de refrigeração. Emissões de gases refrigerantes;
3 – Eficiência hídrica: consumo total de água; vazamentos e perdas de água;
4 – Eficiência elétrica: consumo de energia por refrigeradores e freezers. Uso de energia renovável;
5 – Redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) na operação e na logística: inventário de emissões de GEE; emissões de escopo 1, 2 e 3.
Social:
6 – Modernização do sistema de prazo de validade, com a adoção do Best Before (extensão do prazo de validade): redução do desperdício de alimentos. Taxa de adoção do “best before”;
7 – Venda social e a doação de alimentos para grupos vulneráveis: quantidade de alimentos doados. Taxa de redução de desperdício de alimentos;
8 – Geração de emprego, 1º emprego e renda: número de empregos criados. Impacto econômico local.
Governança:
9 – Adoção das melhores práticas de governança familiar e corporativa: existência de estrutura de governança. Cultura organizacional;
10 – Diversidade de gênero, raça, religião, etária e deficiências: representatividade demográfica. Ambiente inclusivo.
Acesse aqui o link completo do “Guia ESG do Setor Supermercadista.
Sobre a ABRAS
A ABRAS é a casa do varejo alimentar brasileiro e, como representante de um dos setores mais importantes para a sociedade, tem em seu DNA todas as características que fazem deste setor um universo essencial e especial, dentre elas a força, o dinamismo e o espírito de servir. Sua missão é responder e trabalhar por um setor responsável por movimentar 9,2% do PIB nacional e por gerar renda para 9 milhões de pessoas que colaboram para um ecossistema que atende 30 milhões de consumidores por dia nas mais de 414 mil lojas pelo País.
Sobre a KPMG
A KPMG é uma rede global de firmas independentes que presta serviços profissionais de auditoria, tributos e consultoria. Está presente em 143 países e territórios, com 270 mil profissionais atuando em firmas membro em todo o mundo. No Brasil, são mais de cinco mil profissionais, distribuídos em 15 cidades de dez Estados e do Distrito Federal.
Orientada pelo seu propósito de empoderar a mudança, a KPMG é uma empresa referência no segmento em que atua. Compartilha valor e inspira confiança no mercado e nas comunidades há mais de 100 anos, transformando pessoas e empresas e gerando impactos positivos que contribuem para a realização de transições sustentáveis em clientes, governos e sociedade civil.
Fonte: Redação SuperHiper