ABRAS em Ação apresenta a 3ª edição do Guia ESG do Setor Supermercadista Brasileiro

Leia em 3min

Durante participação na ABRAS’24 food retail future, o vice-presidente de Ativos Setoriais da ABRAS, Rodrigo Segurado, o vice-presidente de Relações Institucionais e Administrativo da ABRAS, Marcio Milan, o sócio-líder de consumo e varejo da KPMG no Brasil e na América do Sul, Fernando Gambôa e o primeiro vice-presidente da ABRAS, Paulo Pompílio, apresentaram ao público o Guia ESG do Setor Supermercadista Brasileiro ABRAS/KPMG. Este foi o destaque de mais um momento ABRAS em Ação, que aconteceu no evento.

Assim, a ABRAS’24 food retail future marcou o lançamento da terceira edição do Guia ESG do Setor Supermercadista Brasileiro ABRAS/KPMG, que traz os principais indicadores eleitos pelas próprias empresas do setor para mensurar o impacto nos dez objetivos ESG do varejo alimentar.

A publicação marca o início da terceira etapa de uma longa jornada, baseada nos resultados da ampla pesquisa nacional dedicada ao diagnóstico ESG do setor supermercadista brasileiro e dos guias anteriores.

Para Rodrigo Segurado “esse é um momento muito especial. Nós fizemos o primeiro guia em 2023. Depois, avançamos no segundo que traz os indicadores, com os dez objetivos ESG que o setor supermercadista deveria medir. Desta vez, na terceira edição, nós fizemos uma pesquisa para que vocês, varejistas, pudessem escolher os melhores indicadores para cada um dos dez objetivos”.

Marcio Milan agradeceu a todos que participaram na elaboração desse rico material. “A representatividade dos respondentes foi de 25% dos participantes do ranking. Foram 120 empresas supermercadistas que responderam essas questões. Dessas, 12 empresas, que participaram, fazem parte do topo do ranking. Ou seja, das 30 maiores empresas supermercadistas do País. Portanto, são dados muito relevantes”, destacou. Milan aproveitou para detalhar a representatividade dos respondentes por região e por porte do negócio. “Nós temos aqui uma parte representativa das regiões Sul e Sudeste e que está muito alinhada à participação do Produto Interno Bruto (PIB).” Em relação ao porte por empresa, “o volume maior está entre as empresas de 90 a 300 checkouts. Essa é a maior participação que nós temos: ela corresponde a 20%.”

O sócio-líder de consumo e varejo da KPMG no Brasil e na América do Sul, Fernando Gambôa, foi o responsável por apresentar os dez indicadores do relatório. “Foram vocês, supermercadistas, que escolheram por meio dessa pesquisa superdemocrática, quais são os indicadores que iremos trabalhar. Neste momento, vamos mostrar o nome dos indicadores, um detalhe sobre eles e, depois, isso vai aumentar um pouco nos próximos passos. Porque isso não acaba aqui. Nós ainda temos alguns passos para avançar nessa nossa jornada. Lembrando que todos os indicadores estão vinculados aos objetivos de desenvolvimento sustentáveis.”

Para fechar o momento ABRAS em Ação, o primeiro vice-presidente da ABRAS, Paulo Pompílio, também agradeceu a ampla participação das redes varejistas e destacou a importância das questões climáticas. “Quero dar meus parabéns a todos que responderam ao questionário muito em linha com os principais temas tratados pelo mundo. Quando a gente fala dos quatro primeiros indicadores, todos têm a ver com mudanças climáticas. Então, a nossa responsabilidade está muito clara. O setor inteiro está com essa visão. Acho que o nosso desafio agora é cada vez mais melhorar a performance desses indicadores, que foram escolhidos por nós mesmos.”

Em breve, confira a cobertura completa da ABRAS’24 food retail future no Programa SuperHiper ABRAS. Não perca, toda quinta-feira, às 20h, na ComBrasil e no canal do Youtube da ABRAS. E, também, na edição impressa da revista SuperHiper de outubro.

Fonte: Redação SuperHiper.


Veja também

ABRAS´24: estágios evolutivos do marketing

Ao final da palestra de Philip Kotler, realizada no dia 17 de setembro no evento da ABRAS´24 food retail futu...

Veja mais
Amigos do Bem marca presença na ABRAS´24 food retail future

Presença mais que especial na ABRAS´24 food retail future, a presidente do Amigos do Bem, Alcione...

Veja mais
“Redefinição” do varejo e Festival de Parintins encerram ABRAS´24

Tecnologia é importante, mas é fria e o varejo precisa de calor. Ou seja, entusiasmo e paixão. Esse...

Veja mais
Quer ser eterno? Mude, mas foque no ser humano

Ser sólido como uma rocha e ter alicerces profundos pode funcionar em um mundo de estabilidade, mas em um mundo d...

Veja mais
ABRAS´24 food retail future: confira os homenageados do Prêmio Advantage

O Prêmio Advantage/ABRAS fechou primeiro dia do ABRAS’24! Premiação oferecida p...

Veja mais
O futuro dos supermercados começa hoje

Como disse Philip Kotler em sua apresentação na ABRAS’24 food retail future, o varejo que ficar...

Veja mais
Você está preparado para o Marketing 6.0?

Nos próximos anos, o marketing das empresas será totalmente transformado. Negócios que ousarem tent...

Veja mais
Diversificação de atividades é chave para expansão do varejo no futuro

Expandir os limites do modelo de varejo tradicional para construir um conjunto diversificado de ofertas, aproveitando a ...

Veja mais
ABRAS em Ação apresenta relatórios relevantes para o setor supermercadista

Em participação a ABRAS’24 food retail future, momento ABRAS em Ação, o vice-president...

Veja mais