O tema será debatido na feira Apas 2011, realizada em São Paulo, que terá foco no pequeno varejo.
Os supermercados brasileiros faturaram no ano passado R$ 201,6 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). A previsão da entidade para o crescimento das vendas do setor em 2011 é de 4%. Um dos grandes desafios do setor para os próximos anos é a inovação. Por isso, discussões sobre sustentabilidade, inovação no pequeno varejo e a nova Classe C serão temas do 27º Congresso de Gestão, que acontece na Apas 2011, uma das mais importantes feiras de negócios em supermercados do país, promovida pela Associação Paulista de Supermercados (Apas).
O evento acontece até a próxima quinta-feira, no Expo Center Norte, em São Paulo. Segundo os organizadores, são esperados 75 mil empresários e executivos do setor de supermercados de todo o Brasil e da América Latina. A expectativa é que sejam gerados R$ 5 bilhões em negócios. Serão 68 mil metros quadrados de área de exposição, com 550 grandes fornecedores do setor.
Com o tema "Inovação - Simplificando a Vida do Consumidor", o Congresso de Gestão terá entre seus palestrantes o ex-jogador Ronaldo Nazário, que fará uma palestra motivacional. O tema dos pequenos negócios, além de ser discutido durante o congresso, estará presente na Feira Internacional de Negócios em Supermercados, que também integra a Apas 2011.
Para o gerente de Acesso a Mercados e Serviços Financeiros do Sebrae, Paulo Alvim, a Apas é a maior vitrine para a comercialização de produtos de supermercados do país. "Apesar de acontecer apenas em São Paulo, é a oportunidade para que os micro e pequenos empreendedores do setor possam apresentar seus produtos, fazer contatos e ganhar mercado, especialmente os inseridos no programa Comércio Brasil", disse.
O estande do Sebrae terá 238 metros quadrados e abrigará 46 empresas de Alagoas, Distrito Federal, Espírito Santo, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rondônia e São Paulo assistidas pelo projeto Comércio Brasil. "O objetivo desta iniciativa é facilitar o acesso e o relacionamento sustentável entre a micro e pequena empresa e novos canais de comercialização", explicou Xeyla de Oliveira, da Unidade de Acesso a Mercados e Serviços Financeiros do Sebrae.
Por meio de uma rede interestadual de consultores, chamada Rede de Agentes de Mercado, profissionais credenciados e treinados pelo Sebrae identificam novas oportunidades de negócio em praticamente todo território brasileiro, buscando sempre a abertura de novos mercados para as empresas que participam, utilizando como principais canais revendedores, atacadistas, varejistas e representantes comerciais. O programa existe em 24 estados e atende 1.787 empresas de 43 segmentos dos setores de comércio e serviços, indústria e agronegócios. O projeto movimentou em 2010 mais de R$ 50 milhões.
No Espaço Sebrae, localizado no pavilhão Verde, os estados vão dispor de pequenos estandes para exposição de produtos. Os clientes interessados terão a oportunidade de conversar com os agentes de mercado de cada unidade da federação participante.
Veículo: Diário do Comércio - MG