Por Roberto Carlessi
O Popai Brasil reuniu dias 4 e 5, na sede da Apas, em São Paulo, expoentes brasileiros e mundiais do varejo, no SIM-Seminário Internacional do Marketing no varejo. Em dois dias, foram discutidos temas como inovação do varejo em meio ao contexto de mudanças e movimentações, apresentado pela diretora geral da equipe de processos do Tchibo GMBH, Susane Sorg, e pela diretora executiva do Popai Alemanha, Áustria e Suíça, Karin Wunderlich. Para mostrar os novos conceitos gerando crescimento no varejo, falou o diretor de planejamento estratégico da agência Malherbe Design, Francis Gosset.
Em seguida à sua apresentação, a sócia da agência especializada em desenvolvimento de imagens Chasseurs D’Influence, a francesa Nelly Sitbon, mostrou como os caçadores de influência transformam os conceitos e o design no ambiente da loja. Para mostrar a visão da indústria e o seu papel nos dias atuais, o diretor da Kimberly Clark Nicolás Lópes, da Argentina, apresentou uma série de imagens que mostraram os principais diferenciais da exposição da seção de fraldas da empresa em lojas de diversos países.
A dupla Keneth Nisch (americano, presidente da JGA, agência que desenvolve a experiência do shopper no ponto de venda) e o fundador e presidente da Cacau Show, o brasileiro Alexandre Tadeu da Costa, falaram sobre produto, embalagem e comunicação, com foco muito preciso na valorização e nos diferenciais dos recursos humanos. O diretor de Key Account da Coca-Cola Femsa Brasil apontou técnicas e segredos da segmentação e execução de ações para o mercado, e o editor da Retail Week e Emap, John Ryan, mostrou que as empresas não precisam de muitos recursos para implantar ações de criatividade e se tornarem mais competitivas diante dos novos padrões e exigências do consumidor nos diversos canais.