A presidenta Dilma Roussef lança na manhã desta sexta-feira (14) em Porto Alegre o Plano Brasil sem Miséria- Região Sul. Participam da cerimônia ministros, governadores, prefeitos, empresários, agricultores familiares e beneficiários dos programas sociais.
O vice-presidente da Abras, Antonio Cesa Longo, participa da cerimônia, juntamente como os presidentes das Associações Estaduais do Paraná, Pedro Zoanir Zonta, e de Santa Catarina, Adriano Manoel dos Santos, dentre outros executivos do setor.
Na ocasião, serão anunciadas as ações de inclusão produtiva rural e urbana, parcerias com supermercados e inclusão digital.
No encontro, o Governo Federal, os governadores do Paraná, Beto Richa; do Rio Grande do Sul, Tarso Genro; e de Santa Catarina, Raimundo Colombo; e representantes das associações de municípios assinarão termo de compromisso para retirar da miséria 716 mil pessoas.
Estarão presentes os ministros Tereza Campello (Desenvolvimento Social e Combate à Fome, MDS), Afonso Florence (Desenvolvimento Agrário) e Mendes Ribeiro (Agricultura, Pecuária e Abastecimento).
Nos três estados, 61% da população mais pobre estão na área urbana. No País, a meta do Brasil Sem Miséria é atender 16,2 milhões de pessoas (4,3% delas no Sul), com transferência de renda, acesso a serviços públicos nas áreas de educação, saúde, assistência social, saneamento e energia elétrica, e inclusão produtiva.
Durante entrevista coletiva nesta quinta-feira (13), o diretor de Inclusão Produtiva do MDS, Luiz Muller, destacou que a assinatura do Pacto Sul cumpre o papel fundamental de integrar o desenvolvimento social com a geração de empregos. “Não existe inclusão social e superação da pobreza sem dialogar com o mundo do trabalho.”
Entre os acordos que serão assinados pela ministra Tereza Campello, está o de cooperação técnica entre o MDS e a Câmara Brasileira da indústria da construção (Cbic), que prevê a mobilização de 61 entidades em todo o País pra estimular a qualificação social e profissional do público do Plano Brasil Sem Miséria.
A Abras apoia o Plano Brasil sem Miséria por meio de um Acordo Setorial assinado com o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) que prevê a aquisição e comercialização de produtos da agricultura familiar, de pessoas que vivem em situação de extrema pobreza e também a capacitação dessa mão de obra.
“Estamos incentivando um dos programas mais importantes e mais justos deste país. É uma oportunidade ímpar de integrar ainda mais milhões de consumidores, com as ações estratégicas coordenada por este governo, ”diz o presidente da Abras, Sussumu Honda.
Fonte: Portal Abras