Segundo os organizadores, a feira deve receber cerca de 35 mil visitantes e movimentar aproximadamente R$ 40 milhões em negócios
A 14ª edição da Feira SuperNorte, promovida pela Associação Paraense de Supermercados (Aspas), deve receber cerca de 35 mil pessoas e movimentar aproximadamente R$ 40 milhões em negócios até a próxima quarta-feira (12), no Hangar Centro de Convenções da Amazônia. Fernando Yamada, presidente da Aspas: "responsabilidade socioambiental é mais que uma bandeira, já é uma realidade em nossas lojas"
Entre os destaques desta edição estão as assinaturas de convênios e de protocolos como o de alimentos sem agrotóxicos, Projetos "Veja o peso" e "Aluno Cidadão", convênio de olho na validade e a adesão oficial das entidades que representam os supermercado do Norte ao plano Brasil sem miséria, cujo objetivo é a promoção de ações para viabilizar compra de alimentos da agricultura familiar e qualificação de mão de obra para os supermercados, contribuindo para o fim da miséria, assinados na cerimônia oficial realizada ontem (10). O evento contou com a participação da secretária nacional do plano Brasil sem Miséria, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, Ana Fonseca.
Na abertura oficial, o presidente da Aspas, Fernando Yamada, falou sobre o tema da feira desse ano “Supermercado responsável: compromisso com a qualidade de vida” e revelou detalhes do último censo supermercadista. “O tema é muito mais que uma bandeira, já é uma realidade em nossas lojas. Fizemos um novo censo e mais de 90% dos entrevistados declararam apoiar ou praticar ações de responsabilidade socioambiental. Outros 7% apóiam projetos sociais ou culturais, esportivos, educativos, 61% adotam iniciativas para redução reutilização ou reciclagem de lixo produzido nas operações e 33% já oferecem alguma solução alternativa as tradicionais sacolas plásticas. A pesquisa identificou ainda que 13% das lojas já disponibilizam estações de coleta para reciclagem e 73% oferecem produtos regionais em suas gôndolas”, disse.
Em seu discurso o presidente da Abras, Sussumu Honda, também falou sobre responsabilidades, enfocando as ações da entidade nos grupos técnicos temáticos que discutem a logística reversa, um dos instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos. “Este é um tema novo que os senhores ouvirão falar muito nos próximos anos, porque todos: governos, indústrias, distribuidores, comércios em geral, e até os consumidores têm responsabilidade compartilhada pelos resíduos gerados e todos terão de contribuir com sua parte, para o destino correto desses resíduos, em benefício do meio ambiente. A Abras está participando de decisões importantes que influenciarão o dia a dia do nosso setor e da sociedade nos próximos anos”, disse Honda.
A cerimônia foi encerrada com o discurso do governador do Pará, Simão Jatene. “A cada dia me convenço mais que quem transforma a sociedade é a própria sociedade um governo pode atrapalhar ou ajudar. Discutir qualidade de vida a cada dia é necessariamente objetivo coletivo, tarefa de cada um e de todos.”
Participaram da abertura da 14ª SuperNorte o presidente da Associação Latino-Americana de Supermercados (Alas), João Carlos Oliveira, representantes de associações e autoridades.
A feira acontece até o dia 12 de outubro de 18 às 23h, no Centro de Convenções da Amazônia
Fonte: Portal Abras/ Assessoria de Comunicação ASPAS