A concentração dos grandes grupos de supermercados aumentou no Brasil entre 2010 e 2011, mas não mudou a posi- ção dos líderes no ranking divulgado ontem pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
No ano passado, o setor faturou R$ 224,3 bilhões e a receita dos 20 maiores grupos de supermercados no país nesse bolo subiu cinco pontos percentuais, saltando de 57,4% para 62,4%.
O faturamento desse time passou de R$ 115,8 bilhões para R$ 1 3 9 , 8 bilhões , aume n t o d e 20,7% — bem acima da média do mercado, que foi de 11,3%, em valores nominais. Liderança mantida O Grupo Pão de Açúcar, que inclui a Globex (Casas Bahia e Ponto Frio), continua na liderança do setor com o dobro de faturamento do segundo colocado, Carrefour.
Enquanto o grupo do empresário Abílio Diniz registrou faturamento brut o d e R $ 5 2 , 6 8 b i l h õ e s e m 201 1 (crescimento de 45,8% frente ao ano anterior), o gigante francês teve receita de R$ 28,76 bilhões. Em seguida vem Walmart na terceira colocação; Cencosud, na quarta posição, e Zaffari, no quinto lugar.
O maior crescimento de receita, porém, foi da Cencosud, principalmente por conta da compra do Bretas Supermercados no fim de 2010. A rede fez outras três aquisições: Supermercados Perini, Cardoso e Super Família.
Em 2011, somente o Bretas foi responsável por R$ 2,50 bilhões do total de R$ 6,23 bilhões do faturamento do grupo Cencosud. “É difícil prever se a concentração vai aumentar ainda mais em 2012 porque é uma questão unicamente de oportunidade de negócio”, afirma Tiaraju Pires, superintendente da Abras.
Ele conta que, dos maiores, o único que se recusou a passar os dados de faturamento foi o Dia%, separado do Carrefour no ano passado. Em 2010, as vendas do Dia% representaram 9% do total do grupo. Mantendo o mesmo ritmo, a rede pode ter faturado em torno de R$ 2,6 bilhões em 2011.
Mudanças Entre as novidades no ranking está a companhia paranaense Irmãos Muffato, que passou de oitava para sétima posição, no lugar da mineira DMA Distribuidora, que caiu para décima. A Multiformato Distribuidora estreou no ranking das 20 maiores supermercadistas, na 20ª posição, com receita de R$ 1 bilhão.
Veículo: Brasil Econômico