Vice-presidente da Abras, Marcio Milan, debate segurança alimentar e sacolas plásticas
A Abras participou nesta semana de duas importantes audiências públicas em Brasília. Na quarta-feira (28), o vice-presidente da Abras, Marcio Milan, participou de debate sobre sacolas plásticas na Comissão de Desenvolvimento Urbano, da Câmara dos Deputados. Vice-presidente da Abras, Marcio Milan, fala sobre acordo setorial firmado com o Ministério do Meio Ambiente para reduzir o uso de sacolas plásticas em 40% até 2015
Durante sua apresentação, Milan destacou o acordo setorial firmado entre o Ministério do Meio Ambiente e a Abras para reduzir o uso de sacolas plásticas em 40% até 2015, as iniciativas do setor em grandes capitais como Belo Horizonte e Espírito Santo, com destaque para a participação do Ministério Público e da sociedade civil e os exemplos pioneiros de Xanxerê (SC) e Jundiaí (SP).
"O objetivo do setor supermercadista é fortalecer o uso de sacola reutilizável, pois ainda não há estudo conclusivo sobre outras tecnologias ambientalmente mais sustentáveis", disse o vice-presidente da Abras, Marcio Milan.
Participaram da audiência pública representantes do Ministério do Meio Ambiente, do Ministério da Justiça (DPDC), do Instituto Nacional de Defesa do Consumidor, do Instituto Socioambiental dos Plásticos (Plastivida); da ONG Educação, Cultura, Conscientização e Orientação para a Vida (Eccovida-RJ); do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA); Conselho Técnico da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Segurança Alimentar - A segunda audiência pública abordou os impactos da conservação dos alimentos na saúde pública
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) convidou a Abras para debater a segurança dos alimentos. Em sua palestra, o vice-presidente, Marcio Milan, destacou que a segurança dos alimentos é prioridade para os supermercados e que a Abras, por meio da Escola Nacional de Supermercados, oferece cursos presenciais específicos para o setor. Da esq.p/dir: Licínia de Campos, do Serviço de Informação da Carne, vice-presidente da Abras, Marcio Milan, Fernando Cabral, da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, Senador Jayme Campos (Presidente da CAS); Dr. Dirceu Barbano, diretor-presidente da Anvisa, Vera Megumi Kawasaki, da Sociedade Brasileira de Gastronomia e Nutrição, Ronnie Pizzi, Associação Brasileira de Engenheiros de Alimentos
Esses treinamentos abordam a segurança alimentar (cuidados no recebimento dos produtos, armazenagem, manipulação, refrigeração, etc.) em diversas seções como açougues, peixaria, frios e laticínios, hortifruti. Além disso, a ENS oferece curso em Higiene e Saúde em Supermercados, que trata das principais doenças transmitidas pelos alimentos e formas de evitá-las, cuidados pessoais, manipulação, embalagem e exposição dos produtos, entre outros.
Participaram da audiência o diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Dirceu Barbano; e representantes da Associação Brasileira de Engenheiros de Alimentos, da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes; e da Sociedade Brasileira de Gastronomia e Nutrição.
O debate foi realizado na quinta-feira (29) no Senado.
Fonte: Portal Abras