Supermercadistas estão otimistas

Leia em 2min 50s

Negócios do setor em Minas em fevereiro aumentaram 1,17% em relação a janeiro, mostrando franca expansão.


As vendas dos supermercados em Minas Gerais no mês de fevereiro aumentaram 1,17% em relação a janeiro, mostrando um cenário muito diferente daquele do ano passado, quando o setor registrou recuo de 3,31% nos negócios do primeiro para o segundo mês do ano. Comparando fevereiro de 2011 com o mesmo mês de 2012, o crescimento foi de 11,32%, de acordo com dados divulgados na sexta-feira pela Associação Mineira de Supermercados (Amis).

Com esse resultado - particularmente positivo por ser fevereiro um mês mais curto que janeiro - o otimismo voltou a rondar os supermercadistas. O superintendente da Amis, Adilson Rodrigues, adiantou que se as vendas continuarem aquecidas no mês de março será preciso fazer uma revisão do crescimento anual do setor, previsto a princípio para chegar a 4% no final de 2012.

"Nós ficamos surpresos pelo segundo mês consecutivo, achamos que é a promessa de um ano bom. Sem contar que o resultado em Minas foi melhor do que o nacional", ressalta Rodrigues.

Dados divulgados pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) indicam que em fevereiro de 2012 as vendas cresceram 11,58% no país em relação a fevereiro de 2011, pouco acima de Minas (11,32%), mas na comparação com janeiro deste ano houve uma queda real de -0,18% no Brasil, enquanto no Estado foi registrado crescimento.

Da mesma forma, no acumulado do primeiro bimestre as vendas do setor supermercadista no Brasil alcançaram alta de 7,57% na comparação com igual período de 2011, enquanto em Minas o crescimento nos dois primeiros meses do ano foi de 8,81%.

Se as vendas continuarem aquecidas no mês de março, a Amis deverá fazer uma revisão do crescimento de 4% do setor para este ano

Termômetro - Rodrigues ressalta que os supermercados são um termômetro da economia. "O consumidor está mais confiante, por isso gasta mais com suas necessidades básicas, esse comportamento sinaliza melhoria do emprego e da situação do país", garante.

De fato, o desemprego na Região Metropolitana de Belo Horizonte em fevereiro, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi de 4,7%, contra 5,7% no Brasil. Em relação a fevereiro de 2011 houve queda de 24,4% no total de pessoas desocupadas, o que significa 41 mil desempregados a menos em fevereiro de 2012 na comparação com o mesmo mês do ano passado.

A expectativa é de manter as vendas aquecidas, em especial porque o período mais fraco para o comércio, o Carnaval, quando as cidades mineiras de maneira geral ficam mais vazias, teve um bom resultado.


Desempenho - O melhor desempenho do Estado veio do Sul de Minas, onde o crescimento das vendas foi de 2,68%, seguido pela Zona da Mata, com aumento de 2,23%. Apenas a região do Vale do Rio Doce teve retração no Estado, - 0,17%. Na região Central, as vendas foram 0,25% maiores, na Centro-Oeste 1,01%, no Norte, 1,26% e no Triângulo Mineiro, 0,19%.

A projeção da Amis é de que até o final de 2012 passem a funcionar em Minas 6.840 supermercados, 45 unidades a mais do que as existentes em dezembro passado. O setor, que até 2011 dava emprego para 140 mil pessoas, chegará o final deste ano com 148 mil postos de trabalho no Estado. Os investimentos chegarão a R$ 250 milhões.



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Abras participa de audiências públicas na Câmara e no Senado

Vice-presidente da Abras, Marcio Milan, debate segurança alimentar e sacolas plásticas Vi...

Veja mais
Supermercados esperam faturar 4% mais

A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) está feliz com os resultados do setor no ano passa...

Veja mais
Aumenta concentração em supermercados

A concentração dos grandes grupos de supermercados aumentou no Brasil entre 2010 e 2011, mas não mu...

Veja mais
Coop cresce 9,16% nominais no faturamento em 2011 e anuncia investimento de R$ 41 milhões

A Cooperativa de Consumo (Coop) apresentou hoje, durante Assembleia Geral Ordinária , o relatório do Conse...

Veja mais
Ranking Abras revela as 20 maiores redes supermercadistas do País

Pesquisa mostra que o autosserviço brasileiro faturou R$ 224,3 bilhões em 2011 O 35º Ranking Abras...

Veja mais
Herdeiros e empresários do varejo buscam especialização

Superintendente da Abras, Tiarajú Pires Sócios de multinacionais, donos e diretores de pequenas e m...

Veja mais
Vendas dos supermercados acumulam alta de 7,57% no primeiro bimestre deste ano

        As vendas reais do setor supermercadista em fevereiro de 2012 crescera...

Veja mais
Abras realiza coletiva de imprensa nesta quinta-feira

O Superintendente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Tiaraju Pires, concederá entre...

Veja mais
Importadora espanhola mostra força do Brasil na Espanha

  Por Margareth Meza, de Barcelona, Espanha             A i...

Veja mais