Negócios do setor em Minas em fevereiro aumentaram 1,17% em relação a janeiro, mostrando franca expansão.
As vendas dos supermercados em Minas Gerais no mês de fevereiro aumentaram 1,17% em relação a janeiro, mostrando um cenário muito diferente daquele do ano passado, quando o setor registrou recuo de 3,31% nos negócios do primeiro para o segundo mês do ano. Comparando fevereiro de 2011 com o mesmo mês de 2012, o crescimento foi de 11,32%, de acordo com dados divulgados na sexta-feira pela Associação Mineira de Supermercados (Amis).
Com esse resultado - particularmente positivo por ser fevereiro um mês mais curto que janeiro - o otimismo voltou a rondar os supermercadistas. O superintendente da Amis, Adilson Rodrigues, adiantou que se as vendas continuarem aquecidas no mês de março será preciso fazer uma revisão do crescimento anual do setor, previsto a princípio para chegar a 4% no final de 2012.
"Nós ficamos surpresos pelo segundo mês consecutivo, achamos que é a promessa de um ano bom. Sem contar que o resultado em Minas foi melhor do que o nacional", ressalta Rodrigues.
Dados divulgados pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) indicam que em fevereiro de 2012 as vendas cresceram 11,58% no país em relação a fevereiro de 2011, pouco acima de Minas (11,32%), mas na comparação com janeiro deste ano houve uma queda real de -0,18% no Brasil, enquanto no Estado foi registrado crescimento.
Da mesma forma, no acumulado do primeiro bimestre as vendas do setor supermercadista no Brasil alcançaram alta de 7,57% na comparação com igual período de 2011, enquanto em Minas o crescimento nos dois primeiros meses do ano foi de 8,81%.
Se as vendas continuarem aquecidas no mês de março, a Amis deverá fazer uma revisão do crescimento de 4% do setor para este ano
Termômetro - Rodrigues ressalta que os supermercados são um termômetro da economia. "O consumidor está mais confiante, por isso gasta mais com suas necessidades básicas, esse comportamento sinaliza melhoria do emprego e da situação do país", garante.
De fato, o desemprego na Região Metropolitana de Belo Horizonte em fevereiro, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi de 4,7%, contra 5,7% no Brasil. Em relação a fevereiro de 2011 houve queda de 24,4% no total de pessoas desocupadas, o que significa 41 mil desempregados a menos em fevereiro de 2012 na comparação com o mesmo mês do ano passado.
A expectativa é de manter as vendas aquecidas, em especial porque o período mais fraco para o comércio, o Carnaval, quando as cidades mineiras de maneira geral ficam mais vazias, teve um bom resultado.
Desempenho - O melhor desempenho do Estado veio do Sul de Minas, onde o crescimento das vendas foi de 2,68%, seguido pela Zona da Mata, com aumento de 2,23%. Apenas a região do Vale do Rio Doce teve retração no Estado, - 0,17%. Na região Central, as vendas foram 0,25% maiores, na Centro-Oeste 1,01%, no Norte, 1,26% e no Triângulo Mineiro, 0,19%.
A projeção da Amis é de que até o final de 2012 passem a funcionar em Minas 6.840 supermercados, 45 unidades a mais do que as existentes em dezembro passado. O setor, que até 2011 dava emprego para 140 mil pessoas, chegará o final deste ano com 148 mil postos de trabalho no Estado. Os investimentos chegarão a R$ 250 milhões.
Veículo: Diário do Comércio - MG