Mapa e Abras investem em tecnologia para garantir rastreabilidade

Leia em 2min 30s

Consumidor pode acessar a origem de alimentos por meio do telefone celular



Já é possível saber a procedência dos hortifrútis nos supermercados brasileiros. Muitos produtores estão disponibilizando, nos rótulos dos alimentos, os códigos QRCODE para leitura através das câmeras de smartphones que posteriormente são convertidos em textos ou endereços na internet. Alguns supermercados já possuem totens próximos às gôndolas, nas quais o consumidor pode acessar as informações sobre determinado produto. A rastreabilidade é uma importante ferramenta para o consumidor chegar à origem do alimento e garantir sua qualidade, identificando o produtor e tendo acesso ao acompanhamento e registro de todas as fases operacionais do processo produtivo, desde a fonte da produção até a sua comercialização.

Com o intuito de instituir e difundir a rastreabilidade no mercado brasileiro, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) assinaram Termo de Cooperação Técnica que implementa o Programa de Rastreamento e Monitoramento de Alimentos (Rama). O programa, que tem por objetivo disseminar e fortalecer as Boas Práticas Agrícolas e a Produção Integrada Agropecuária nas cadeias produtivas de alimentos, prevê a implementação de atividades conjuntas que visam ao rastreamento e ao monitoramento do uso de agrotóxicos entre produtores rurais, distribuidores de frutas e hortaliças, fabricantes de agrotóxicos e seus distribuidores.

Segundo a ABRAS, supermercados brasileiros estão começando a adotar a tecnologia para aperfeiçoar o sistema de rastreabilidade em alimentos. Atualmente, o programa está sendo executado, em estágio avançado, pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats) em Santa Catarina e também pela Associação dos Supermercados do Rio Grande do Norte (Assurn). Nestes dois estados, já somam mais de 20 redes de supermercados participantes e mais de 230 fornecedores integrados ao sistema de rastreabilidade e o monitoramento dos resíduos de agrotóxicos. Em outros estados, como Pará e Maranhão, também estão sendo iniciadas as tratativas para a implementação.

Para o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo, Caio Rocha, quem mais se beneficia das informações obtidas com a adoção da rastreabilidade nos sistemas produtivos agrícolas é o consumidor. “As pessoas passam a ter informações importantes sobre a origem e o processo de produção do alimento, levando para a casa a garantia de um alimento saudável, com conhecimento de sua origem e todos os processos de produção”, relembra Caio. Também são beneficiados os órgãos públicos de fiscalização agrícola, que podem identificar fontes de resíduos e contaminantes em alimentos. Por fim, “os próprios produtores rurais são beneficiados, uma vez que os mercados compradores exigem cada vez mais um sistema de garantia de origem”, relembra o Secretário.

O Rama tem como diretriz fundamental o Código de Defesa do Consumidor, que em 1990 garantiu ao consumidor brasileiro o direito à informação sobre a procedência e mais segurança em relação ao alimento consumido, permitindo também a expansão de ferramentas que demonstrem a origem e o processo de produção dos alimentos comercializados.



Veículo: Jornal Dia Dia






Veja também

Itens para a ceia de fim de ano passam por reajuste

Para suprir a demanda nas vendas de final de ano, os supermercadistas reforçam os estoques de produtos típ...

Veja mais
EBITDA (ajustado) da Ambev totaliza R$ 4,2 bilhões no terceiro trimestre de 2013

O EBITDA (lucro antes dos juros, impostos, depreciações e amortizações) ajustado da Ambev no...

Veja mais
Supermercados de Minas têm retração de 5,65% nas vendas

Amis mantém projeção de crescimento de 4,5% no ano.   O faturamento dos supermercados em Min...

Veja mais
Vendas devem subir 14,9% no fim do ano

      Veículo: Jornal do Commércio - RJ...

Veja mais
Redes médias já crescem mais que as grandes

O pequeno e médio supermercadista tem apresentado um volume maior de vendas este ano frente as grandes redes do s...

Veja mais
Vendas reais sobem 4,94% ao longo do ano

As vendas reais do setor supermercadista acumularam alta de 4,94% de janeiro a setembro, de acordo com o Índice N...

Veja mais
Vendas devem crescer até 4,5% neste ano

Setor eleva projeção graças ao aumento da massa salarial e à desoneração dos p...

Veja mais
Abras descarta impacto do câmbio na venda de fim de ano

A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) acredita que o real mais desvalorizado em relaç&at...

Veja mais
Cesta AbrasMercado recua 0,92% em setembro

A AbrasMercado, cesta de 35 produtos de largo consumo, analisada pela GfK a pedido da Associação Brasileir...

Veja mais