Itens para a ceia de fim de ano passam por reajuste

Leia em 2min

Para suprir a demanda nas vendas de final de ano, os supermercadistas reforçam os estoques de produtos típicos da época. Chocolates, panetones, perus, chesteres e espumantes começam as surgir nas prateleiras. O consumidor deve preparar o bolso neste final de ano, pois os produtos natalinos estarão mais caros. As aves típicas chegarão com reajuste entre 6% e 8% e os panetones com aumento de 6% em relação ao ano passado. A informação é baseada em pesquisa da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS).

Na Rede Bistek de Supermercados, o estoque de panetone teve um reforço de 15% em relação ao do ano passado. Eles já estão nas gôndolas. Já as aves natalinas devem chegar no dia 15 de novembro. O reforço no estoque de espumantes também começa no próximo mês. "Os espumantes são muito vendidos para a composição de cestas de Natal e continuam tendo boa saída até a virada do ano", diz o gerente da unidade Bistek da Avenida Centenário, em Criciúma, Valdecir De Mattia. Ele observa que as vendas desses produtos começam a se intensificar com o pagamento da primeira parcela do 13º salário, prevista para 20 de novembro.

A preocupação em garantir estoque compatível com a demanda neste período é justificável, já que este é um dos períodos mais lucrativos para os estabelecimentos. "A falta de produto acarreta prejuízo, pois o cliente acaba buscando na concorrência", relata o gerente comercial da Rede, Wagner Ghislandi.

Vendas terão incremento de 14,9%, aponta pesquisa

De acordo com pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), o incremento nas vendas neste final de ano será de 14,9%, valor superior ao do mesmo período do ano passado, quando a expectativa foi de 14,4%. Ainda segundo o levantamento, os produtos de maior destaque no crescimento de vendas são: frutas especiais importadas (17,1%), bebidas natalinas (15,9%); cerveja (15,3%); refrigerante (15,2%), frutas nacionais da época (14,7%) e os panetones (14,2%).

No Giassi Supermercados, o volume de bebidas é 12% maior que em 2012, com foco na grande oferta de rótulos importados, além dos nacionais que apresentam preços mais acessíveis. A expectativa da Rede Bistek é crescer de 10% a 13% este ano, já a rede Giassi pretende fechar o período de Natal e Réveillon com um crescimento de 10% nas vendas.



Veículo: A Tribuna Net


Veja também

Mapa e Abras investem em tecnologia para garantir rastreabilidade

Consumidor pode acessar a origem de alimentos por meio do telefone celularJá é possível saber a pro...

Veja mais
EBITDA (ajustado) da Ambev totaliza R$ 4,2 bilhões no terceiro trimestre de 2013

O EBITDA (lucro antes dos juros, impostos, depreciações e amortizações) ajustado da Ambev no...

Veja mais
Supermercados de Minas têm retração de 5,65% nas vendas

Amis mantém projeção de crescimento de 4,5% no ano.   O faturamento dos supermercados em Min...

Veja mais
Vendas devem subir 14,9% no fim do ano

      Veículo: Jornal do Commércio - RJ...

Veja mais
Redes médias já crescem mais que as grandes

O pequeno e médio supermercadista tem apresentado um volume maior de vendas este ano frente as grandes redes do s...

Veja mais
Vendas reais sobem 4,94% ao longo do ano

As vendas reais do setor supermercadista acumularam alta de 4,94% de janeiro a setembro, de acordo com o Índice N...

Veja mais
Vendas devem crescer até 4,5% neste ano

Setor eleva projeção graças ao aumento da massa salarial e à desoneração dos p...

Veja mais
Abras descarta impacto do câmbio na venda de fim de ano

A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) acredita que o real mais desvalorizado em relaç&at...

Veja mais
Cesta AbrasMercado recua 0,92% em setembro

A AbrasMercado, cesta de 35 produtos de largo consumo, analisada pela GfK a pedido da Associação Brasileir...

Veja mais