Vendas dos supermercados crescem 3,26% em novembro

Leia em 3min 10s


Em novembro, houve alta real de 3,26% em relação ao mês anterior e de 9,78% se comparada a novembro de 2012.


Setor de supermercados deve encerrar 2013 com vendas 5% superiores a 2012, resultado do ano será divulgado no final de janeiro.



Refrigeracaoreduzida
As vendas do setor supermercadista em 2013, até novembro, acumulam crescimento de 5,65% em relação ao mesmo período de 2012 de acordo com o Índice Nacional de Vendas, divulgado mensalmente pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). No mês de novembro, a alta real foi de 3,26% em relação ao mês anterior, e de 9,78%, se comparada a novembro de 2012. Esses índices já foram deflacionados pelo IPCA do IBGE.


Em valores nominais, o Índice de Vendas da ABRAS apresenta até novembro crescimento acumulado de 12,28% na comparação com o mesmo período de 2012. No mês de novembro, a variação nominal foi de 16,12%, em comparação ao mesmo mês do ano anterior, e de 3,82%, em relação a outubro.


"As vendas até novembro mostram que o nosso setor alcança resultados muito positivos neste ano e as perspectivas continuam muito boas para as vendas deste final de ano. O Índice de Vendas mais uma vez apresentou crescimento expressivo em novembro, sobre o mesmo mês do ano anterior, o que mostra que o brasileiro continua consumindo bem, pois sua renda permanece estável", afirma o presidente da ABRAS, Fernando Yamada. "Devemos concluir 2013 com vendas acima dos 5%, em relação a 2012, o que sem dúvida é um ótimo resultado", afirma.


Ressalta-se que o Índice Nacional de Vendas ABRAS, na sua metodologia, utiliza desde 2001 o IPCA cheio como deflator e este acumula 5,77% nos últimos 12 meses. A inflação de alimentos medida pelo mesmo índice do IBGE, no entanto, acumula crescimento de 8,63% em 12 meses. Mas, segundo cálculos do Departamento de Economia da ABRAS, ainda que se utilizasse um índice mais próximo ao de alimentos, o crescimento do setor superaria a casa dos 3% em termos reais, o que mostra a força do setor supermercadista e a manutenção do poder de consumo da população.



Abrasmercado


Em novembro, o Abrasmercado, cesta de 35 produtos de largo consumo nos supermercados, pesquisada e analisada pela GfK em todo o País, apresentou alta de 0,34%, em relação ao mês anterior. Em valores nominais, a cesta AbrasMercado passou de R$ 358,60 em outubro de 2013, para R$ 359,86, em novembro último.


No ano, o indicador apresentou crescimento acumulado de 5,28%, valor acima do registrado pelo IPCA, que variou no mesmo período 4,95%. No período de 12 meses, até novembro, a variação acumulada pelo Abrasmercado foi de 6,82%, enquanto o IPCA acumula 5,77% no mesmo período.


Em novembro de 2013, os produtos com as maiores altas foram: tomate (13,39%), batata (5,98%), pernil (4,83%) e desinfetante (3,85%). Já os produtos com as maiores quedas foram: feijão (-5,90%), leite longa vida (- 4,25%), creme dental (-1,60%) e extrato de tomate (-1,04%).


No acumulado do ano de 2013, os produtos com as maiores altas foram: farinha de trigo (31,3%), farinha de mandioca (22,8%), massa sêmola espaguete (22,3%) e leite longa vida (21,8%). Já os produtos com as maiores quedas acumuladas no ano até novembro foram: cebola (-23,3%), óleo de soja ( -18,1%), açúcar (-12,1%) e arroz (-7,4%).



Fonte: Departamento de Economia e Pesquisa ABRAS/Redação Portal ABRAS

 


Veja também

Copa do Mundo 2014: ABRAS divulga recomendações da FIFA sobre direitos de marketing da competição

A ABRAS informa ao setor supermercadista que recebeu da Federação Internacional de Futebol (FIFA) recomend...

Veja mais
ABRAS apresenta o programa RAMA em seminário sergipano sobre resíduos de agrotóxicos em alimentos

O vice-presidente da ABRAS, Marcio Milan, falou sobre os avanços no rumo da segurança de alimentos com a i...

Veja mais
Comitê Jurídico ABRAS aborda resultados de 2013 e agenda de 2014

            A última reunião de 2013 do Com...

Veja mais
Redes de supermercados de CG são destaque na Paraíba

A pesquisa tece comparações em relação à concorrênciaTrês redes supermerc...

Veja mais
ABRAS apresenta programa de rastreabilidade em Câmara Setorial do MAPA

A ABRAS apresentou o programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos (RAMA) durante a 39ª reuni&atild...

Veja mais
ACESU lança Campanha De Olho na Validade em parceria com o Decon e Ministério Público do Estado do Ceará

Cartaz de divulgação da campanha De Olho na Validade, que começa hoje (9/12) nos supermercados do C...

Veja mais
Associação Sergipana de Supermercados implanta o programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos - RAMA

Os produtos que fazem parte do RAMA são: abacaxi, banana, batata, beterraba, cebola, couve, goiaba, laranja, ma&c...

Veja mais
ASPAS homenageia fornecedores e supermercadista Honorário

       Primeira fila, da direita para a esquerda: Fernando Yamada (presidente da ABRAS), Z...

Veja mais
Participantes de audiência defendem uso consciente de sacolas plásticas

Secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Amb...

Veja mais