Os preferidos das gôndolas

Leia em 3min

Em tempos em que os consumidores enfrentam uma redução no seu poder aquisitivo como consequência do aumento da inflação, a indústria alimentícia e os supermercados pelo lado do varejo precisam não apenas manter o ritmo de lançamentos de produtos com maior valor agregado como também conhecer as necessidades dos clientes e estabelecer laços com seus fornecedores. Por isso, o segmento avalia e analisa anualmente quais as marcas mais vendidas para detectar as mudanças neste mercado que se transforma constantemente.

Assim, a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) divulgou, ontem, o 15º Estudo de Líderes de Vendas, realizado pela Nielsen. Foram analisadas sete categorias de consumo: alimentos, perecíveis, bebidas, bazar, eletroeletrônicos, limpeza doméstica e higiene e beleza. Estes grupos são compostos por 220 categorias de produtos industrializados que foram comercializados nos supermercados brasileiros no ano passado.

Na abertura do evento, Fernando Yamada, presidente da Abras, ressaltou a importância da divulgação do estudo. Para ele, "conhecer as marcas líderes é essencial para que nós supermercadistas possamos orientar nossas compras. Esse estudo e sua publicação nos apoia na escolha das marcas que vamos colocar em nossas lojas com destaque nas gôndolas. Hoje, construir uma marca não é fácil. E mais difícil é mantê-la na preferência dos consumidores".

Entre os destaques observados neste ano, há itens que assumiram a liderança pela primeira vez desde o início do ranking na categoria de alimentos como o Café com leite 3 Corações, cereal em barra Trio, chocolate Snickers, queijo minas frescal Tirolez. Entre os eletroeletrônicos estão aparelho de DVD Philco, Tablet Vavcit da LG e o sabonete líquido Lux, no grupo de higiene e limpeza.

O estudo também apresentou os produtos que conseguiram manter a liderança em algumas categorias há 15 anos, desde o início do ranking. Entre elas estão o molho refogado (Pomarola), cerveja (Skol), cereal matinal (Kellogg's), suco em pó (Tang), creme de leite (Nestlé), café em pó (Pilão), sabão e detergente em pó (Omo), massa instantânea (Nissin), leite com sabor (Toddynho) e bronzeador solar (Sundown), entre outros.

O levantamento avaliou 197 categorias de alto giro e 23 de eletroeletrônicos. Segundo o estudo, 12% das categorias estão concentradas em 50% do mercado.

Ano difícil – Durante o evento, Fábio Gomes, gerente de atendimento da Nielsen, lembrou que 2013 foi um ano difícil para o consumidor e para a indústria devido à alta de preços. Na sua avaliação, estas pressões continuarão a ser sentidas neste ano e a nova classe média está atenta e observa o comportamento da economia. Diante deste quadro, o estudo indicou que os consumidores da nova classe média não pretendem abrir mão das marcas que oferecem maior valor agregado e, para mantê-las em sua cesta de consumo, procuram mais canais de compra onde podem encontrar ofertas e promoções vantajosas.

Em razão deste comportamento, Gomes lembrou que o estudo apontou que a indústria não deve abrir mão de continuar no mesmo ritmo de lançamentos de produtos pois eles são uma estratégia para se obter ganhos de mercado. Por isso, o total de novos itens deverá se manter, em especial no grupo denominado high price (preço alto), ou seja, os mais caros e de maior valor agregado. Ele também apresentou os grupos de produtos mais impactados pelo aumento da inflação no ano passado e que registraram quedas nas vendas em razão do endividamento dos consumidores. Entre eles destacam-se alimentos (17%), bebidas não alcoólicas (16%), limpeza (13%), higiene e beleza (8%) e cervejas (15%).

 





Veículo: Diário do Comércio - SP


Veja também

Marcas líderes de vendas estão acessíveis ao pequeno e médio

Empresários de pequeno e médio porte do setor supermercadista têm conseguido ter acesso a negocia&cc...

Veja mais
Super Muffato antecipa a Páscoa em 60 dias

Os tradicionais ovos de chocolate já estão recheando as parreiras das lojas do Super Muffato que, mais uma...

Veja mais
ABRAS apresenta as marcas mais vendidas nos supermercados do Brasil

38 produtos lideram o ranking de vendas há 15 anos e 21chegam a liderança pela primeira vez ...

Veja mais
As estratégias do bilionário mercado de hortaliças para crescer ainda mais

Escola Superior de Propaganda & Marketing, em São Paulo, reúne lideranças do agronegócio...

Veja mais
ASPB e ABRAS realizam workshop em Campina Grande (PB)

Workshop ABRAS & Estaduais, realizado ontem (12/02) na Paraíba (PB)   Cerca de 150 supermercad...

Veja mais
ABRAS apresenta programa RAMA aos supermercadistas de Brasília

Vice-presidente da ABRAS, Marcio Milan, explica aos supermercadistas de Brasília a importância da rastreabi...

Veja mais
ASBRA elege diretoria para os próximos dois anos

José Fagundes Maia Neto, da rede de supermercados Supermaia foi reeleito presidente da ASBRA para o biê...

Veja mais
ASBRA elege diretoria para os próximos dois anos

A Associação de Supermercados de Brasília (ASBRA) elegeu ontem (10/02), por unanimidade, em Assembl...

Veja mais
Alexandre Poni assume presidência da AMIS

Durante a cerimônia também tomaram posse representantes dos Conselhos Diretor, Fiscal, Consultivo e Superio...

Veja mais