ESTE ANO: Para 2015, a perspectiva é de crescimento de pelo menos 2,5%
Yamada destaca queda sucessiva do PIB do País.
Mesmo considerando 2015 um ano difícil, a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) projeta um crescimento de 2,5% nas vendas do setor, apostando na força do mercado interno brasileiro e na manutenção de uma taxa de emprego nos mesmos patamares que se apresentam atualmente. A informação foi divulgada em entrevista coletiva, concedida pelo presidente da Abras, o supermercadista paraense Fernando Yamada, ao lado de outros líderes da entidade, horas antes da abertura oficial da 48ª Convenção da Abras, ontem à noite, na cidade paulista de Atibaia, na presença de cerca de 900 participantes, entre os maiores supermercadistas, fornecedores da indústria e autoridades. O evento terminará amanhã à tarde.
Fernando Yamada falou das perspectivas do setor para 2014 e 2015 e das principais bandeiras defendidas por sua gestão à frente da Associação Brasileira de Supermercados, no biênio 2013/2014. Ele lembrou que o setor não age sozinho, depende do crescimento da economia nacional, mas garantiu que o segmento cresce de forma sustentável e acima do PIB, nos últimos 10 anos e, deverá crescer 1,9% em 2014 (até julho, o resultado acumulado era de 1,48%). Para 2015, a perspectiva é de que o ano seja um pouco melhor, com o setor crescendo 2,5% (já deflacionado pelo IPCA/IBGE).
Apesar de anunciar o setor como otimista, a Abras revisou em agosto a sua estimativa de crescimento positivo, que era de 3%, para 1,9%, levando em conta os resultados do primeiro semestre do ano mostrado pelo seu indicador. Em 2013, o setor cresceu 5,36%, de acordo com o Índice Nacional de Vendas Abras, levantado pelo Departamento de Economia da entidade.
Veículo: O Liberal - PA