Cesta AbrasMercado deve encerrar 2014 com alta de 6,17%

Leia em 1min 10s

Em 2013, a cesta AbrasMercado subiu 5,43%, abaixo do IPCA do ano, que foi de 5,91%.



A AbrasMercado, cesta de 35 produtos de largo consumo, analisada pela GfK a pedido da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), deve encerrar o ano com alta de 6,17%, ante 6,27% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), projeta a entidade. O indicador de preços acumula elevação de 4,29% no acumulado do ano até julho e de 11,4% nos últimos doze meses. Em 2013, a cesta AbrasMercado subiu 5,43%, abaixo do IPCA do ano, que foi de 5,91%.

Segundo a GfK, após a disparada dos preços no início de 2014, o indicador apresenta maior estabilidade desde maio. No primeiro semestre de 2014, a Abrasmercado acumulou alta de 4,72%. No período, fatores sazonais (como as elevadas temperaturas do verão, a estiagem no Centro-Sul do País e a realização da Copa do Mundo) provocaram o aumento dos preços dos alimentos. O forte ritmo das exportações brasileiras de carnes entre janeiro e junho também contribui para encarecer as proteínas no mercado interno.

Os itens com maiores altas no semestre foram o tomate (+37%) e a cebola (+25,7%). Os cortes dianteiro da carne subiram 9,8% no período. Ainda de acordo com a consultoria, além dos alimentos, o crescimento dos preços de produtos de higiene e limpeza, como papel higiênico (+8,3%) e sabão e pó (+7,6%) também pesaram sobre o indicador.



Veículo: Jornal do Comércio


Veja também

Ida a supermercado cai 10,5% no 1º semestre, diz Kantar

Segundo levantamento, a quantidade de visitas das famílias aos pontos de venda caiu 10,5% no primeiro semestre de...

Veja mais
Abras: Vendas reais em supermercados devem crescer 2,5% em 2015

ATIBAIA (SP)  -  A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) prevê alta de 2,5% nas v...

Veja mais
Abras: Perdas em supermercados atingem recorde de R$ 5,28 bi em 2013

ATIBAIA (SP)  -  As redes de varejo alimentar no país, como supermercados e hipermercados, registraram ...

Veja mais
Nielsen: vendas no atacarejo crescem 9% no 1º semestre

Dados da Nielsen apresentados nesta terça-feira (16), pela Associação Brasileira de Supermercados (...

Veja mais
Unir forças para vender mais

O setor supermercadista precisa se aliar à indústria para oferecer aos consumidores alternativas de produt...

Veja mais
Setor supermercadista ainda deve crescer 1,9%

ESTE ANO: Para 2015, a perspectiva é de crescimento de pelo menos 2,5%Yamada destaca queda sucessiva do PIB do Pa...

Veja mais
Presidente da Abras projeta um 2015 melhor

Com a meta de encerrar o ano com um crescimento de 3%, o setor supermercadista vem recuperando o fôlego, apó...

Veja mais
Comercialização sobe 9% no atacarejo

Conforme a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), dados da Nielsen mostram um crescimento de 9% d...

Veja mais
Convenção Abras: Plastrom Sensormatic mostra conjunto de soluções para segurança e aumento de performance de supermercados

A Plastrom Sensormatic vai apresentar na Convenção ABRAS 2014 um conjunto de produtos e soluç&otild...

Veja mais