Ida a supermercado cai 10,5% no 1º semestre, diz Kantar

Leia em 1min

Segundo levantamento, a quantidade de visitas das famílias aos pontos de venda caiu 10,5% no primeiro semestre de 2014 na comparação com mesmo período de 2013



São Paulo - Os consumidores estão indo às compras com menos frequência, apontou estudo da Kantar Worldpanel divulgado nesta terça-feira, 16, pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

De acordo com o levantamento, a quantidade de visitas das famílias aos pontos de venda caiu 10,5% no primeiro semestre de 2014 na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Apesar desse efeito, o número de itens comprados em cada viagem aumentou, o que fez com que o volume médio de produtos adquiridos pelos consumidores permanecesse estável, em 0,5%.

Em nota, a Abras ressaltou que essa é uma mudança de comportamento das famílias que está atrelada à alta da inflação e a expectativas de piora no cenário macroeconômico.

De acordo com a Kantar, a frequência de compra da classes mais baixas da população, que sustentou em grande parte o crescimento do consumo no Brasil nos últimos anos, foi a que mais caiu em 2014.

Na comparação com 2013, no primeiro semestre deste ano os consumidores da classe C fizeram seis visitas a menos aos supermercados.

Os consumidores de classe A e B fizeram três visitas a menos.



Veículo: Portal Exame


Veja também

Empresa expõe soluções de tecnologia para varejo em evento

Entre os dias 16 e 18 de setembro, a multinacional do setor de desenvolvimento de soluções em tecnologia p...

Veja mais
Associação Brasileira de Supermercados projeta crescimento real de vendas de 2,5% em 2015

A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) divulgou nesta terça-feira (16) sua projeç&...

Veja mais
Abras: Vendas reais em supermercados devem crescer 2,5% em 2015

ATIBAIA (SP)  -  A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) prevê alta de 2,5% nas v...

Veja mais
Abras: Perdas em supermercados atingem recorde de R$ 5,28 bi em 2013

ATIBAIA (SP)  -  As redes de varejo alimentar no país, como supermercados e hipermercados, registraram ...

Veja mais
Cesta AbrasMercado deve encerrar 2014 com alta de 6,17%

Em 2013, a cesta AbrasMercado subiu 5,43%, abaixo do IPCA do ano, que foi de 5,91%. A AbrasMercado, cesta de 35 produto...

Veja mais
Nielsen: vendas no atacarejo crescem 9% no 1º semestre

Dados da Nielsen apresentados nesta terça-feira (16), pela Associação Brasileira de Supermercados (...

Veja mais
Unir forças para vender mais

O setor supermercadista precisa se aliar à indústria para oferecer aos consumidores alternativas de produt...

Veja mais
Setor supermercadista ainda deve crescer 1,9%

ESTE ANO: Para 2015, a perspectiva é de crescimento de pelo menos 2,5%Yamada destaca queda sucessiva do PIB do Pa...

Veja mais
Presidente da Abras projeta um 2015 melhor

Com a meta de encerrar o ano com um crescimento de 3%, o setor supermercadista vem recuperando o fôlego, apó...

Veja mais