ATIBAIA (SP) - As redes de varejo alimentar no país, como supermercados e hipermercados, registraram no ano passado perdas de R$ 5,28 bilhões nas lojas, segundo pesquisa sobre o tema realizada pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), em parceria com a consultoria Nielsen. É o maior montante em perdas já verificado no acompanhamento realizada pela entidade, em 2000. Esse valor compreende problemas como falta de mercadorias nas prateleiras, furtos e desperdícios, entre outros.
Os dados são de uma pesquisa concluída em agosto e devem fazer parte de análises do setor sobre o tema nesta terça-feira, em palestras sobre prevenção de perdas no segmento, na convenção anual de supermercados da Abras, em Atibaia (SP).
A soma de R$ 5,28 bilhões equivale, por exemplo, a cerca de 17% das vendas do Grupo Pão de Açúcar na área alimentar em 2013. Esse montante representa 2,42% da receita líquida das companhias analisadas na pesquisa no ano passado, versus taxa de 1,95% em 2012. É o maior índice anual já apurado pelo levantamento.
O aumento reflete, em parte, o incremento na base de empresas analisadas. Foram 239 companhias pesquisadas, um aumento de 37% sobre 2012. Em seminário nesta terça-feira, na convenção anual da Abras, Eduardo de Araújo Santos, gerente sênior da Accenture, disse que cerca de 70% das causas das perdas em lojas referem-se a problemas internos, como a existência do produto no estoque, mas fora das gôndolas, o que faz com que a venda não aconteça. E 30% dos casos referem-se a questões externas, como dificuldades de entrega da indústria, por exemplo.
Veículo: Site Valor Econômico