Abras: Perdas em supermercados atingem recorde de R$ 5,28 bi em 2013

Leia em 1min 20s

ATIBAIA (SP)  -  As redes de varejo alimentar no país, como supermercados e hipermercados, registraram no ano passado perdas de R$ 5,28 bilhões nas lojas, segundo pesquisa sobre o tema realizada pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), em parceria com a consultoria Nielsen. É o maior montante em perdas já verificado no acompanhamento realizada pela entidade, em 2000. Esse valor compreende problemas como falta de mercadorias nas prateleiras, furtos e desperdícios, entre outros.

Os dados são de uma pesquisa concluída em agosto e devem fazer parte de análises do setor sobre o tema nesta terça-feira, em palestras sobre prevenção de perdas no segmento, na convenção anual de supermercados da Abras, em Atibaia (SP).

A soma de R$ 5,28 bilhões equivale, por exemplo, a cerca de 17% das vendas do Grupo Pão de Açúcar na área alimentar em 2013. Esse montante representa 2,42% da receita líquida das companhias analisadas na pesquisa no ano passado, versus taxa de 1,95% em 2012. É o maior índice anual já apurado pelo levantamento.

O aumento reflete, em parte, o incremento na base de empresas analisadas. Foram 239 companhias pesquisadas, um aumento de 37% sobre 2012. Em seminário nesta terça-feira, na convenção anual da Abras, Eduardo de Araújo Santos, gerente sênior da Accenture, disse que cerca de 70% das causas das perdas em lojas referem-se a problemas internos, como a existência do produto no estoque, mas fora das gôndolas, o que faz com que a venda não aconteça. E 30% dos casos referem-se a questões externas, como dificuldades de entrega da indústria, por exemplo.




Veículo: Site Valor Econômico


Veja também

Ida a supermercado cai 10,5% no 1º semestre, diz Kantar

Segundo levantamento, a quantidade de visitas das famílias aos pontos de venda caiu 10,5% no primeiro semestre de...

Veja mais
Abras: Vendas reais em supermercados devem crescer 2,5% em 2015

ATIBAIA (SP)  -  A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) prevê alta de 2,5% nas v...

Veja mais
Cesta AbrasMercado deve encerrar 2014 com alta de 6,17%

Em 2013, a cesta AbrasMercado subiu 5,43%, abaixo do IPCA do ano, que foi de 5,91%. A AbrasMercado, cesta de 35 produto...

Veja mais
Nielsen: vendas no atacarejo crescem 9% no 1º semestre

Dados da Nielsen apresentados nesta terça-feira (16), pela Associação Brasileira de Supermercados (...

Veja mais
Unir forças para vender mais

O setor supermercadista precisa se aliar à indústria para oferecer aos consumidores alternativas de produt...

Veja mais
Setor supermercadista ainda deve crescer 1,9%

ESTE ANO: Para 2015, a perspectiva é de crescimento de pelo menos 2,5%Yamada destaca queda sucessiva do PIB do Pa...

Veja mais
Presidente da Abras projeta um 2015 melhor

Com a meta de encerrar o ano com um crescimento de 3%, o setor supermercadista vem recuperando o fôlego, apó...

Veja mais
Comercialização sobe 9% no atacarejo

Conforme a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), dados da Nielsen mostram um crescimento de 9% d...

Veja mais
Convenção Abras: Plastrom Sensormatic mostra conjunto de soluções para segurança e aumento de performance de supermercados

A Plastrom Sensormatic vai apresentar na Convenção ABRAS 2014 um conjunto de produtos e soluç&otild...

Veja mais